Questões de Veterinária da IBFC

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Veterinária da IBFC

As doenças de transmissão hídrica e alimentar (DTHA) são aquelas causadas pela ingestão de água e/ou alimentos contaminados, dentre elas está o Botulismo. Sobre o botulismo alimentar, analise as afirmativas a seguir.
I. O botulismo é uma doença não contagiosa, resultante da ação de uma potente neurotoxina produzida pelo Clostridum botulinum, cuja forma esporulada é amplamente distribuída na natureza, no solo e em sedimentos de lagos e mares. II. Em caso de suspeita de botulismo, esta deve ser notificada ao Ministério da Saúde (MS) de forma imediata (em até 24 horas), pelo meio mais rápido, conforme normatizado pelo MS. III. O diagnóstico laboratorial é baseado na análise de amostras biológicas e bromatológicas, sendo a técnica de ELISA o padrão-ouro.
Assinale a alternativa correta.

Sobre a dinâmica de transmissão do vírus da Febre Amarela, analise as afirmativas a seguir e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) No ciclo urbano, a transmissão ocorre a partir de vetores urbanos (Aedes aegypti) infectados; diferente do ciclo silvestre, em que os transmissores são mosquitos com hábitos predominantemente silvestres, sendo os gêneros Haemagogus e Sabethes os mais importantes na América Latina. ( ) Apenas as fêmeas transmitem o vírus, pois o repasto sanguíneo provê nutrientes essenciais para a maturação dos ovos e, consequentemente, a completude do ciclo gonotrófico. Nos mosquitos Aedes aegypti não há transmissão do vírus de forma vertical, motivo pelo qual não há registro do ciclo urbano no Brasil desde 1942. ( ) Nas últimas décadas, a combinação progressiva de vários fatores tem contribuído para reduzir gradativamente a sobreposição dos ecossistemas (silvestre e antrópico), distanciando o ciclo silvestre da febre amarela (por Haemagogus sp.) e o território onde vivem as espécies sinantrópicas, o que dificulta as infecções humanas e reduz a chance do ressurgimento da transmissão urbana por Aedes aegypti.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

A atuação da Vigilância Epidemiológica, no que se refere ao Programa de Leptospirose, visa reduzir a letalidade dessa doença, monitorar a ocorrência de casos e surtos e identificar os sorovares circulantes. Com relação às definições de casos de Leptospirose, assinale a alternativa correta. 

O médico veterinário do Serviço de Vigilância de Cuiabá-MT investigou um caso suspeito de Scrapie (Paraplexia Enzoótica dos Ovinos), doença neurodegenerativa fatal do grupo das encefalopatias espongiformes transmissíveis – EET, em um animal da raça Santa Inês de uma propriedade de ovinocultura do munícipio. O ovino, de 1 ano e meio de idade, macho, não castrado, apresentou mudança no comportamento, na locomoção e na postura, com apresentação persistente por mais de 15 dias; além de perda de peso, bruxismo, perda do reflexo de ameaça, nistagmos, vômitos, disfonia e timpanismo ruminal. Com base nos conhecimentos de clínica médica de ovinos, assinale a alternativa correta quanto ao teste de triagem indicado para imunodetecção do Príon PrPSC no Brasil. 

Em visita a uma propriedade rural, o médico veterinário do Serviço de Vigilância de Cuiabá - MT foi investigar uma mortandade de suínos caipiras que apresentaram febre (40,5 a 42°C), apatia, anorexia, letargia, animais amontoados, conjuntivite, lesões hemorrágicas na pele, cianose (orelhas, membros, focinho e cauda), paresia de membros posteriores, ataxia, sinais clínicos respiratórios e reprodutivos (abortos). A morte dos suínos variou de 5 a 14 dias após o início dos sinais clínicos, chegando a índices de 100% em algumas leitegadas. Ao exame post mortem, as seguintes alterações foram visualizadas: hemorragias em múltiplos órgãos, esplenomegalia, aumento dos linfonodos, pneumonia lobular e úlceras necróticas em forma de botão na mucosa do trato gastrointestinal. Foi realizada eutanásia de animais com sinais clínicos e coletadas amostras de tonsilas (amígdalas), baço, linfonodos, pulmão e porção distal do íleo. As amostras foram encaminhadas para realização de isolamento viral e teste moleculares. O resultado desses testes revelou a presença de um vírus da família Flaviviridae causador de uma importante enfermidade para produção de suínos. Com base nos conhecimentos de clínica médica de suínos, assinale a alternativa correta quanto à doença infecciosa a que se refere esse caso clínico.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis