Questões de Veterinária da IBFC

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Veterinária da IBFC

A serviço da Vigilância municipal de Cuiabá-MT, o médico veterinário responsável realizou atendimento a uma denúncia sobre suspeita da ocorrência de casos de Mormo em equinos em um haras localizado na área rural a cidade. Alguns dos animais apresentaram febre alta, perda de apetite e dificuldade respiratória com broncopneumonia e tosse; presença de descarga nasal mucopurulenta com formação de crostas ao redor das narinas; descarga ocular purulenta; nódulos na mucosa nasal; diarreia e poliúria com perda progressiva da condição corporal. Após suspeição clínica da enfermidade zoonótica Mormo e realização de testes de triagem, o médico veterinário responsável solicitou o teste sorológico confirmatório das amostras coletadas desses animais que apresentaram sintomas. O conhecimento sobre técnicas diagnósticas faz parte do saber clínico do profissional médico veterinário, assim, com base no que foi descrito acima, assinale a alternativa correta quanto ao teste sorológico confirmatório para Mormo utilizado em território nacional.

A Leptospirose é uma zoonose transmitida, principalmente, por roedores sinantrópicos comensais. Sobre as medidas de prevenção e controle relativas às vias de transmissão dessa doença infecciosa, assinale a alternativa incorreta.

No Brasil, a Hantavirose é uma zoonose viral aguda, cuja infecção em humanos se apresentam na forma da Síndrome Cardiopulmonar por Hantavírus. Acerca das medidas de prevenção e controle dessa doença, analise o trecho a seguir: 
“As medidas de prevenção e controle devem ser fundamentadas em manejo ambiental por meio, principalmente, de práticas de higiene e medidas corretivas no meio ambiente, como saneamento e melhoria nas condições de moradia, tornando as habitações e os locais de trabalho ______ à instalação e à proliferação de roedores (______), associados às ______ (no domicílio e/ou no peridomicílio), quando extremamente necessário.”
(Guia de Vigilância em Saúde – Ministério da Saúde – 5 ed., 2021, p. 947, adaptado).
Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.

A Hantavirose é uma doença infecciosa causada por um vírus RNA, pertencente à família Bunyaviridae, gênero Hantavirus, e tem como reservatórios naturais alguns roedores silvestres, que podem eliminar o vírus pela urina, saliva e fezes. No que se refere ao modo de transmissão da Hantavirose, analise as afirmativas a seguir e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) A infecção humana ocorre mais frequentemente pela inalação de aerossóis, formados a partir da urina, das fezes e da saliva de roedores infectados. ( ) Há relato de transmissão por contato do vírus com mucosa (conjuntival, da boca ou do nariz), por meio de mãos contaminadas com excretas de roedores. ( ) Uma forma de transmissão pouco frequente é a percutânea, por meio de escoriações cutâneas ou mordedura de roedores.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

Quanto ao esquema para profilaxia da raiva humana pós-exposição indicado em casos de exposição, contidas NOTA TÉCNICA Nº 8/2022 - CGZV/DEIDT/SVS/MS, assinale a alternativa incorreta.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis