Questões sobre Higiene e Inspeção de Produtos de Origem Animal (HIPOA)

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Higiene e Inspeção de Produtos de Origem Animal (HIPOA)

Segundo o Decreto (n.º 9.013/2017), que dispõem sobre a inspeção industrial e sanitária de produtos de origem animal, os estabelecimentos de produtos de origem animal que realizem comércio interestadual e internacional, sob inspeção federal, são classificados em de carnes e derivados, de pescado e derivados, de ovos e derivados, de leite e derivados, de produtos de abelhas e derivados e de armazenagem. Sobre este tema assinale a alternativa CORRETA.

No controle de qualidade dos alimentos, pesquisa-se um grupo de microrganismos denominado indicadores de qualidade, que quando presentes podem indicar a ocorrência de contaminação de origem fecal, provável presença de patógeno ou deterioração potencial. Ainda indicam condições sanitárias inadequadas de processamento, produção ou armazenamento. Sobre este tema, leia as afirmativas a seguir e assinale a alternativa CORRETA.
I. São critérios para um microrganismo ser considerado indicador de qualidade: rápida e fácil detecção, facilmente distinguível de outros microrganismos, não deve ser contaminante natural e ser associado a um patógeno.
II. Coliformes totais, coliformes termotolerantes, E. coli e Enterococos são indicadores de contaminação fecal ou da qualidade higiênico-sanitária do alimento.
III. Aeróbios Mesófilos, Psicrotróficos, Termófilos e Bolores e Leveduras são indicadores de contaminação fecal ou da qualidade higiênico-sanitária do alimento.
IV. Os termodúricos são deteriorantes importantes pois resistem a temperatura acima da sua temperatura máxima de multiplicação, porém na indústria láctea não tem importância pois não resistem pasteurização. 

De acordo com a normativas sanitárias para o transporte e comércios de queijos no Brasil, foi lançado mão do uso de selos de inspeção para identificar local de produção e distribuição. E dentre os selos vigentes qual destes é de livre comércio para qualquer região brasileira e até mesmo para exportação?

O trânsito de animais de produção para frigoríficos com destino a abate ou de uma propriedade a outra para engordar, reprodução, exposição, etc. deve ser realizado de acordo com a portaria nº 176, de 29 de setembro de 2014 (ADAB) e deve ser acompanhado de um documento de transporte conhecido como:

O leite líquido que você compra no mercado para consumo necessita passar por um processo industrial que vem a destruir os micro-organismos, mas também grande parte da flora bacteriana com pequena modificação da estrutura físico-química do leite e suas qualidades organolépticas. O processo consiste em aquecer o e leite a 62 – 65ºC durante 30 minutos e o resfriamento rápido 2-4ºC em menos de 10 segundos. Estamos falando de:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis