Questões de Veterinária do ano 2022

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Veterinária do ano 2022

O microrganismo reconhecido como um patógeno de importância veterinária, por causar pneumonia grave, muitas vezes fatal, em potros de um a seis meses de idade, hoje, ele é também reconhecido como um patógeno oportunista em humanos, causando pneumonia, muito semelhante à de equinos. Dentre as características da bactéria, destacam-se a versatilidade e a ampla capacidade de adaptação a ambientes tão diversos como o solo e o organismo de mamíferos. É um problema mundial e, no Brasil, é assinalada como uma das doenças mais severas na criação de potros. Potros infectados são a principal fonte de infecção em fazendas com histórico da doença, pois disseminam grandes quantidades do agente infeccioso virulento em suas fezes até a sétima semana de vida. A infecção ocorre principalmente pela inalação de partículas de poeira contaminadas com o agente, apesar de o trato alimentar ou a pele lesada servirem de porta de entrada. A alta concentração de cepas virulentas dessa bactéria encontrada no ar exalado por potros doentes sugere que a transmissão direta entre potros é possível, podendo levar a um impacto significante na prevalência da doença em haras de criação. Esse trecho é compatível com a doença causada pela bactéria classificada como:

As bactérias causadoras da tuberculose pertencem à família Mycobacteriaceae, gênero Mycobacterium. São bastonetes curtos, aeróbicos, imóveis, não esporulados, apresentando aspecto granular quando corados, medindo de 0,5 a 7,0 ?m de comprimento, por 0,3 ?m de largura, sendo a álcool-ácido resistência sua principal característica. Em relação à tuberculose bovina, analise as assertivas abaixo:


I. O Mycobacterium bovis tem um amplo espectro de patogenicidade para as espécies domésticas e silvestres, principalmente bovinos e bubalinos.

II. O M. tuberculosis e? a principal causa de tuberculose no ser humano. Pode infectar bovinos, porém não causa doença progressiva nessa espécie.

III. A principal forma de introdução da tuberculose em um rebanho e? a aquisição de animais infectados.

IV. A vacinação das fêmeas 30 dias antes do parto e a vacinação dos bezerros aos 3 meses de idade é a forma mais eficaz para realizar o controle da doença nos rebanhos bovinos e bubalinos.


Quais estão INCORRETAS? 

Ao realizar o teste do anel no leite de mistura de uma propriedade leiteira, foi identificada a coloração azul da camada de creme de leite na parte superior do tubo. A interpretação positiva da reação indica que nessa amostra do leite foi detectada a presença de: 

Algumas doenças infecciosas que acometem o homem e/ou animais são causadas por microrganismos bacterianos. Esses agentes são classificados sob diversos parâmetros como forma (cocos, bacilos, etc.), coloração (Gram-positivos, Gram-negativos, Álcool-Ácido Resistentes), motilidade, assim como a capacidade de formar endósporos como ocorre com as bactérias dos gêneros Bacillus e Clostridium. Em relação à esporulação e aos endósporos, analise as assertivas a seguir e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.


( ) O endósporo é uma forma de resistência e não tem capacidade de se multiplicar.

( ) O fenômeno de esporulação ocorre quando a bactéria se encontra em ambiente desfavorável como, por exemplo, alteração de pH, tensão de oxigênio, depleção de nutrientes.

( ) As bactérias que esporulam são desprovidas de parede celular.

( ) Quando a bactéria inicia o processo de esporulação, podem ser formados diversos endósporos, dependendo do tempo que ela ficará em estado de dormência no ambiente.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 

Doença de Lyme e febre maculosa são zoonoses classificadas como metazoonoses, pois o agente necessita passar parte do seu ciclo em um animal invertebrado. O invertebrado envolvido na transmissão dessas doenças é denominado popularmente como: 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis