Questões de Veterinária do ano 2022

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Veterinária do ano 2022

A doença do rim polposo, também conhecida como doença da “superalimentação”, é uma doença que ocorre pela liberação de uma toxina bacteriana no interior do intestino delgado de ruminantes, sendo os cordeiros entre 3 e 10 semanas os mais frequentemente acometidos. A toxina épsilon é a responsável pelas lesões vasculares e pela típica lesão do sistema nervoso observada na referida doença. O agente etiológico da doença referida é:

No município de Giruá, foram tosquiados 1.700 ovinos, que produziram 2.550 Kg de lã (IBGE, 2018). A sarna e a piolheira ovina são importantes problemas sanitários geradores de prejuízos econômicos para os ovinocultores. Psoroptes ovis é o principal ácaro envolvido nos casos de sarna ovina no Brasil. Nos animais afetados, os ácaros

Timpanismo é uma doença metabólica de animais ruminantes, também conhecida por meteorismo ruminal, caracterizada pela distensão acentuada do rúmen e retículo, devido à incapacidade do animal em expulsar os gases produzidos através dos mecanismos fisiológicos normais, que acarreta um quadro de dificuldade respiratória e circulatória, com asfixia e morte do animal. Nesse sentido, analise as assertivas a seguir:
I. No timpanismo espumoso, a formação de espuma estável dificulta a liberação do gás produzido durante a fermentação ruminal e sua presença próximo a? região da cárdia impede a abertura e o reflexo da eructação.
II. O timpanismo gasoso esta? associado com a produção excessiva de ga?s no rúmen, principalmente o CO2 e metano.
III. O timpanismo gasoso proveniente da falha na eructação por obstrução da cárdia e esôfago de origem extrarruminal é classificado como timpanismo do ceco.
IV. A doença tem sido associada, principalmente, com a ingestão de espécies de trevo (Trifolium) e alfafa (Medicago) que são pobres em fibra e têm alto teor de carboidratos solúveis e proteínas de elevada degradabilidade ruminal.
Quais estão INCORRETAS?

A ingestão de alimentos que contenham micotoxinas pode causar graves efeitos sobre a saúde animal, especialmente entre os não ruminantes. Aflatoxinas, zearalenona e fumonisinas são as mais prevalentes nos grãos que compõem as rações destinadas aos suínos. Nesse sentido, analise as assertivas a seguir:


I. Aflatoxinas possuem propriedades hepatotóxicas e carcinogênicas. 


II. A sensibilidade dos suínos aos efeitos tóxicos das aflatoxinas é uma das maiores dentre as espécies animais.


III. Zearalenona é uma micotoxina com características estrogênicas produzida por fungos do gênero Fusarium, principalmente F. graminearum.


IV. As fumonisinas, produzidas pelo fungo Fusarium verticillioides (moniliforme) são a causadora da síndrome do edema pulmonar em suínos.


Quais estão corretas? 

Desde o dia 1º de setembro deste ano voltou a vigorar a nova legislação que discorre sobre a destinação das carcaças com achados de cisticercose bovina. Pelas regras que passam a vigorar, mesmo as carcaças que contenham apenas um cisticerco calcificado devem ser separadas para tratamento térmico. A medida traz implicações para a indústria frigorífica, que terá que reservar espaço em suas câmaras frias para receber essas carcaças e armazená-las por um período mínimo de 10 dias a uma temperatura de -10°C. Também pode optar pelo tratamento pelo calor. A regra não é nova, apenas sua implementação foi adiada de 18/08/2020 para 01/09/2022. A cisticercose bovina é um achado que evidencia, no bovino abatido, a presença da:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis