Questões de Engenharia de Telecomunicações do ano 2008

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Engenharia de Telecomunicações do ano 2008

A figura acima ilustra elementos da arquitetura de uma rede GSM com recursos GPRS, em que a nomenclatura utilizada segue o estabelecido no 3GPP (3rd Generation Partnership Project). Considerando essa arquitetura, julgue os itens seguintes, relativos ao planejamento e à otimização de redes GSM/GPRS.

No planejamento de cobertura de uma estação rádio-base de uma rede GSM/GPRS como a ilustrada, deve-se atentar para o fato de que, nessa rede, existem diferentes esquemas de codificação e de modulação. Nesse sentido, a área de cobertura de uma célula varia de acordo com o esquema de codificação e modulação utilizado, sendo o esquema CS-4 o que permite a maior área de cobertura, pois é o que utiliza a maior taxa de codificação.

A popularização da Internet e o desenvolvimento de aplicações multimídia foram dois dos fatores mais importantes para o aumento na demanda por sistemas de transmissão de dados denominados banda larga. Atualmente, em diversos cenários, as redes de dados já superam em tráfego as redes de voz. Em resposta a essas demandas, novos sistemas para provimento de serviços de dados comutados por pacotes vêm sendo desenvolvidos aproveitando a infra-estrutura óptica já instalada, que disponibiliza uma grande largura de banda óptica. Nesse aproveitamento, exploram-se as técnicas de multiplexação pela divisão em comprimentos de onda (DWDM — dense wavelength division multiplexing), que permitem a transmissão de vários comprimentos de onda em uma mesma fibra óptica. Com relação a esse assunto, julgue os itens seguintes.

Para aplicações DWDM em fibras ópticas pré-existentes que apresentam dispersão de polarização (polarization mode dispersion), o uso de portadoras ópticas moduladas com sinais à taxa de 40 Gbps é preferível, em comparação com sinais à taxa de 10 Gbps.

Julgue os itens a seguir, referentes a antenas e propagação.

Considere-se que um receptor intercepte, na freqüência de 2,5 GHz, um sinal com 1 mW/m2 diretamente do transmissor e um sinal refletido, de mesma polarização, com densidade de potência igual a 0,25 mW/m2 e em fase com o sinal direto. Nessa situação, é correto afirmar que a densidade de potência recebida pelo receptor é igual a 1,25 mW/m2.

As figuras I e II ilustram um esquema MIMO (multiple input multiple output).

A figura acima apresenta o gráfico denominado link distance chart para disponibilidade de 99,999% obtido a partir do modelo global de Crane, para ser aplicado no projeto dos enlaces ponto-a-ponto da rede de transporte descrita no texto anterior. O modelo de Crane considera a possibilidade de a referida rede de transporte ser implantada em diversas regiões do globo, como indicado no referido gráfico. O gráfico foi obtido para enlaces que operam na freqüência f0 GHz, com polarização vertical, e apresenta ganho de sistema igual a G dB. A partir dessas informações e sabendo que, de fato, a rede de transporte será instalada em uma região do tipo D2, julgue o próximo item.

Se os referidos enlaces devem garantir disponibilidade de 99,999%, a distância entre transceptores de um mesmo enlace não deve ser superior a 2 km, com margem de desvanecimento devido a chuva da ordem de 50 dB.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis