Questões de Serviço Social da FGV

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Serviço Social da FGV

Iamamoto (2009) afirma que “os espaços ocupacionais refratam as particulares condições e relações de trabalho prevalentes na sociedade brasileira nesses tempos de profunda alteração da base técnica da produção com a informática, a biotecnologia, a robótica e outras inovações tecnológicas e organizacionais que potenciam a produtividade e a intensificação do trabalho. É esse solo histórico movente que atribui novos contornos ao mercado profissional de trabalho, diversificando os espaços ocupacionais e fazendo emergir inéditas requisições e demandas a esse profissional, novas habilidades, competências e atribuições. Mas ele impõe também específicas exigências de capacitação acadêmica que permitam atribuir transparências às brumas ideológicas que encobrem os processos sociais e alimentem um direcionamento ético-político e técnico ao trabalho do assistente social capaz de impulsionar o fortalecimento da luta contra hegemônica comprometida com o universo do trabalho”.
Assinale a opção que se contrapõe a esta análise. 

Segundo o documento Diretrizes gerais para o curso de Serviço Social da ABEPSS (1996), o trabalho do Assistente Social é afetado pelas profundas mudanças “nos processos de produc?a?o e reproduc?a?o da vida social, determinados pela reestruturac?a?o produtiva, pela reforma do Estado e pelas novas formas de enfrentamento da questa?o social”.
A respeito da relação do Serviço Social com as mediações históricas, assinale a afirmativa incorreta.

As desigualdades de gênero e raça não se configuram como uma novidade entre nós. A incorporação de análises sobre a realidade brasileira e a construção de indicadores sociais que permitam a estruturação de propostas de intervenção para o enfrentamento destas desigualdades vêm sendo progressivamente incorporadas pelo Serviço Social, mas ainda constituem um grande desafio em seu processo de qualificação.
Neste sentido, avalie as afirmativas a seguir.
I. A discussão de gênero e raça deve se dar como conteúdo de disciplinas alternativas na graduação, sem articulação com as demais disciplinas do currículo do Serviço Social.
II. É fundamental que gênero e raça sejam discutidos de maneira transversal no currículo de Serviço Social.
III. Para a apreensão do debate sobre racismo é recomendável a incorporação da produção de intelectuais negros/as.
IV. O enfrentamento a estas desigualdades não se restringe a uma atitude isolada ou a uma única profissão.
Estão corretas as afirmativas 

Marilda Iamamoto, em um texto de 2011, faz uma crítica ao ensino da prática ser considerado muitas vezes como o ‘patinho feio’ no debate acadêmico. Segundo ela, “tem sido encarado como área residual, pouco valorizada, que dispensaria maior formação intelectual por parte dos docentes, pela sua proximidade imediata com a experiência cotidiana”.
Assinale a opção que se alinha ao pensamento crítico da autora em relação ao tema.

Constituem infrações disciplinares previstas no Código de Ética Profissional do Assistente Social as seguintes ações, à exceção de uma. Assinale-a.  

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis