Questões sobre Teoria/Metodologia e pesquisa do Serviço Social

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Teoria/Metodologia e pesquisa do Serviço Social

Ao recompor o processo de cooperação, a reorganização do trabalho e do trabalhador coletivo na área da saúde pública, matizando aquilo que denominamos núcleos de objetivação do trabalho profissional dos assistentes sociais, foi possível perceber como se vem concretizando o trabalho coletivo na saúde e as atuais formas de parcelamento e integração de tarefas. 

                                     

A partir das informações do texto acima, relativas à inserção dos assistentes sociais no trabalho, julgue os itens a seguir.

A análise das atividades realizadas pelo assistente social na área hospitalar permite identificar que a imprevisibilidade dos resultados e a fluidez da intervenção decorrem da natureza indefinida do trabalho realizado rotineiramente pelo serviço social nessa área.

O processo coletivo de trabalho nos serviços de saúde define-se a partir das condições históricas sob as quais a saúde pública se desenvolveu no Brasil, das mudanças de natureza tecnológica e política que perpassa o SUS e das formas de cooperação vertical (divisão sociotécnica e institucional do trabalho) e horizontal (expansão dos subsistemas de saúde) consubstanciadas na rede de atividade, saberes, hierarquias e especializações profissionais.

                                               

Com base nas informações do texto acima e nos processos de trabalho, julgue os seguintes itens.

Nos serviços de saúde, a inserção dos assistentes sociais no conjunto dos processos de trabalho destinados a produzir saúde para a população não é mediatizada pelo reconhecimento social da profissão, mas sim por um conjunto de necessidades que se definem a partir das condições históricas sob as quais a saúde pública se desenvolve no Brasil.

Grande parte dos problemas teórico-metodológicos da pesquisa qualitativa é decorrente da tentativa de se ter como referência para as ciências sociais o modelo positivista das ciências naturais, não se considerando a especificidade dos objetos de estudo das ciências sociais. M. Goldenberg A arte de pesquisar. In: Como fazer pesquisa qualitativa em ciências sociais.

                                      

A partir das informações do texto acima, julgue os itens a seguir acerca da pesquisa qualitativa.

Devido à sua especificidade, a exemplaridade de um indivíduo ou grupo e a possibilidade de se explorar, em profundidade, problemas em uma instituição ou família, não são motivos que levam à escolha do objeto de estudo.

O assistente social, ao atuar na intermediação entre as demandas da população usuária e o acesso aos serviços sociais, coloca-se na linha de intersecção das esferas pública e privada, como um dos agentes pelo qual o Estado intervém no espaço doméstico dos conflitos, presentes no cotidiano das relações sociais. M. V. Iamamoto. Serviço social em tempo de capital fetiche. In: Capital financeiro, trabalho e questão social. 

                               

 Tendo o texto acima como referência inicial e considerando os aspectos diversos associados à atuação do assistente social, julgue os itens subsequentes.

A atuação do assistente social pode representar invasão de privacidade, por meio de condutas autoritárias e burocráticas, bem como extensão do braço coercitivo do Estado.

As mudanças sociais penetram no âmago das relações familiares, provocando inclusive alterações nas leis, mas ainda assim, no bojo da sociedade, de um modo geral, as famílias dos grupos populares tendem a ser

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis