Questões sobre Planejamento,administração e avaliação de programas e projetos sociais

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No planejamento existe uma fase onde se utiliza um instrumento de apoio para se verificar a correspondência do realizado com o planejado, em termos de meios, e de produtos e de desempenho técnico. Chamamos esta fase de:

As organizações públicas e privadas monitoram-se e avaliam-se considerando as relações execução-eficiência e decisão-eficácia. Isso incide diretamente nos modelos gerenciais adotados na organização do trabalho e, no caso da gestão pública, nas políticas sociais. Compreender esta relação é a necessidade imperiosa na gestão dos recursos e nos resultados alcançados.

Julgue os itens seguintes:

I Ao se apresentar diferentes parâmetros ou indicadores para avaliar a situação de uma dada realidade, constata-se a diversidade de enfoques que pode dimensionar as suas condições.

II. A avaliação como organizador de uma ação necessária em foco, deve desconsiderar qualquer aspecto da complexidade que torna a avaliação tanto um instrumento de conquista qualitativa, quanto um mecanismo de parcialização, fragmentação e desqualificação do real, senão ela não se consolida como estratégia ou ferramenta de gestão.

III. Avaliação é atribuição de valor, julgamento de mérito sobre o desempenho, o que torna evidente a necessidade de uma referência especial à relevância, aos procedimentos metodológicos adotados e até as estratégias adotadas, para que os resultados não se apresentem repletos de esterilidade.

IV. Em relação aos padrões que definirão os focos da avaliação, o avaliador deve ser infalível e completo quanto à granularidade presente nos diversos aspectos da realidade.

 

Assinale a alternativa com o(s) item(ns) correto(s)

As discussões hodiernas atualizam a agenda do assistente social na área de planejamento e avaliação de programas e projetos sociais, tanto na iniciativa privada como no setor público.

Analise os itens a seguir:

I. A necessidade atual para seleção de projetos, requer que o processo de avaliação tenha etapas bem delimitadas segundo as metas propostas, o que confere legitimidade e seriedade para os diversos interlocutores que têm interesses diretos e indiretos no sucesso da operacionalização.

II A avaliação processual busca não uma resposta final, mas a compreensão de determinada situação, num determinado contexto, procurando estimular o aperfeiçoamento para dar continuidade à ação.

III A avaliação de programas sociais deve ser percebida de forma abrangente, o que demanda o uso de diversas abordagens e procedimentos metodológicos, além de exigir pesquisa avaliativa e a combinação de procedimentos qualitativos e quantitativos para apreender processos, resultados e impactos.

IV Transformações e demais impactos da ação social podem não ser perceptíveis imediatamente após o final da ação, sendo necessárias verificações após meses ou alguns anos, dependendo do tipo de programa. Daí a necessidade de indicadores e medidas para aferi-los "antes", "durante" e "depois".

 

Sobre as assertivas anteriores, assinale qual alternativa apresenta todas as incorretas.

O Planejamento, na perspectiva lógico-racional, refere-se ao processo permanente e metódico de abordagem racional e científica de questões que se colocam no mundo social. Nesse sentido, quais operações são fundamentais no processo de planejamento.

I. Decisão, Retomada de Decisão e Reflexão.

II. Ação, Retomada de Decisão e Reflexão.

III. Ação, Reflexão, Ação.

IV. Decisão, Ação, Retomada de Decisão e Reflexão.

As exigências específicas para a estruturação dos serviços de proteção social da assistência social, bem como os fluxos entre a proteção básica e a proteção especial e as funções de vigilância e defesa social e institucional, trazem novos desafios e mais amplas responsabilidades para

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