Uma ONG desenvolveu uma proposta de avaliação das suas ações. A ONG atua em processos de capacitação de conselheiros e na assessoria aos movimentos sociais na área da infância, desenvolvendo também atividades de monitoramento das decisões dos Conselhos Municipais, que, de forma direta ou indireta, tratam das questões relativas à infância. Seu perfil de atuação estava focado numa dimensão essencialmente político‐organizativa. A grande dificuldade encontrada pela equipe foi a de construir os indicadores de avaliação da experiência., porque alguns deles não se coadunavam com os focos de intervenção da ONG. Ao final do processo de elaboração da proposta de avaliação foram construídos cinco indicadores, mas um deles não se relaciona com o perfil das ações da...
Considerando o redimensionamento da profissão no cerne das transformações societárias, julgue os itens subsecutivos.
A transferência das responsabilidades governamentais para organizações do terceiro setor representa tendência de deslocamento da satisfação de necessidades da esfera pública para a esfera privada, o que provoca mudanças nas demandas de atendimento do assistente social.
O chamado Terceiro Setor só pode ser compreendido dentro de uma conjuntura social, econômica e política que determinam o seu significado e a sua dimensão. Nesse sentido, considere:
I. O Terceiro Setor ocupou e ocupa o papel que é do Estado na formulação e execução das políticas sociais.
II. Não se pode negar a importância das ações desenvolvidas pelas organizações do Terceiro Setor no enfrentamento das diferentes manifestações da questão social.
III. O Terceiro Setor se configurou nos últimos 20 anos dentro de um contexto de avanço do projeto neoliberal caracterizado pela implementação de políticas sociais focalizadas e seletivas.
Está correto o que se afirma em
O Terceiro Setor é formado por instituições não governamentais, que expressam a sociedade civil, com participação de voluntários, para atendimento de interesse público em diferentes áreas. Em pesquisas recentes aponta-se que no Brasil existem cerca de 300 mil dessas instituições, compondo um conjunto de grande diversidade. Mas, as organizações que compõem esse setor tem algumas características em comum.
Sobre as instituições que formam o Terceiro Setor é INCORRETO afirmar:
O debate acerca da relação entre o Estado e a sociedade constitui um dos temas mais polêmicos do pensamento social contemporâneo. A tal respeito, julgue os itens seguintes.
O terceiro setor é interpretado, do ponto de vista crítico, como o resultado de ações que, pautadas em princípios neoliberais, atribuem à sociedade civil, com base em valores da solidariedade, do voluntariado, da autorresponsabilização e individualização da ajuda, a responsabilidade de responder à questão social, função antes de responsabilidade fundamental do Estado.
Os princípios constitucionais não imunizaram a política de assistência social frente à tendência de deslocamento da satisfação de necessidades da esfera pública para a privada. Por isso, é correto afirmar que se percebe
Após a implementação da agenda neoliberal, houve reordenamento das relações entre Estado e sociedade civil. Acerca desse processo, julgue os itens a seguir.
O terceiro setor consolidou a ampliação dos espaços democráticos de direito, tais como os conselhos e as conferências.
Acerca do debate sobre o terceiro setor e da complexidade que o envolve, julgue os itens de 112 a 116.
O crescimento do terceiro setor está relacionado ao avanço do neoliberalismo e à substituição de papéis tradicionalmente exercidos pelo governo, os quais passaram a ser desenvolvidos por outros atores, principalmente pelas organizações do referido setor.
Acerca do debate sobre o terceiro setor e da complexidade que o envolve, julgue os itens de 112 a 116.
Entre as polêmicas encontradas no debate sobre o tema, destaca-se a confusão conceitual entre a sociedade civil e o terceiro setor. Este último se constitui como um dos pilares das sociedades democráticas, visto como um conjunto de cidadãos organizados que se posiciona como intermediário entre o mercado e o Estado e se proclama interlocutor dos cidadãos em geral.
Acerca do debate sobre o terceiro setor e da complexidade que o envolve, julgue os itens de 112 a 116.
Há consenso entre os autores de que, nas ONGs, a participação popular ocorre naturalmente e de forma efetiva por se tratar de organizações historicamente ligadas a conceitos e abordagens tradicionais de gestão com bases comunitárias e emancipatórias.