Questões sobre Estado, sociedade civil e proteção social

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Estado, sociedade civil e proteção social

O capitalismo monopolista, em sua dinâmica e contradições, cria condições tais para que o Estado que o representa, ao buscar legitimação política por meio do exercício democrático, torne-se permeável às demandas das classes subalternas que fazem incidir nele seus interesses e reinvindicações imediatas. Dessa forma, afirma-se que com o capitalismo monopolista inicia-se

Promover a redução da desigualdade com redistribuição, reconhecimento e representação; propiciar o investimento em políticas sociais e educacionais como fatores estratégicos para a inclusão econômica formal de segmentos da população com baixíssimos rendimentos e para a melhoria na distribuição de renda no sentido de minimizar as assimetrias das desigualdades causadas pela globalização dos mercados constituem os objetivos de políticas e ações desenvolvidas na América Latina na primeira década do Século XXI. Esses objetivos compõem a agenda do que se convencionou chamar de

Para a compreensão conceitual de Estado, Potyara Pereira (2009) indica que este deve ser considerado como fenômeno

I. histórico, pois sua existência não ocorre de forma absoluta e inalterável, estando em movimento e constante mudança, contendo em si uma dinâmica que articula passado, presente e futuro.

II. relacional por proporcionar um constante jogo de oposições e influências entre sujeitos com interesses e objetivos distintos, comportando antagonismos e reciprocidades.

III. antirrelacional por estar circunscrito a si mesmo, e autossuficiente, sendo organizado e desenvolvido de forma mecânica, linear, como justaposição de elementos que se agregam e não se interpenetram.

Está correto oque se afirma em

Baseado no pensamento de Bravo; Matos (2006,p. 26- 27), avalie as afirmativas abaixo:

I. No período de 1945 a 1964 tivemos a elevação dos gastos da previdência social com a assistência médicohospitalar no Brasil.

II. Constitui característica da Saúde no período de 1945 a 1964 a ênfase na prática médica curativa orientada para a burocratização do setor.

III. A racionalização administrativa foi uma peculiaridade da política de saúde brasileira no período de 1945 a 1964.

IV. Foi no período de 1945 a 1964 que tivemos no Brasil, na área da saúde, uma maior sofisticação às campanhas sanitárias.

V. Durante os anos de 1945 a 1964 tivemos,na área da saúde, a criação e a consolidação das Caixas de Aposentadoria e Pensões (CAPs).

Estão de acordo com o pensamento de Bravo; Matos (2006,p. 26-27) as afirmativas:

A prevalência dos programas de transferência de renda, sobretudo na realidade brasileira, em detrimento da prestação de serviços sociais públicos, universais e de qualidade, deve-se em essência à

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis