Questões de Serviço Social do ano 2009

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Serviço Social do ano 2009

Nas últimas décadas, paralelamente ao processo de redemocratização no Brasil verifica-se a ampliação da ação social no contexto das organizações sociais. Uma das formas dessas organizações materializarem o desempenho do seu papel se dá através da elaboração de planos, programas e projetos. (Armani, 2004)

Com base no enunciado acima, assinale com "V" as proposições verdadeiras e com "F" as proposições falsas.

( ) Um projeto é uma ação social planejada, estruturada em objetivos, resultados e atividades baseados em uma quantidade limitada de recursos e de tempo.

(  ) A elaboração de programa é posterior a elaboração do projeto.

(  ) Um projeto não deve estar vinculado a prazos de execução.

(  ) Projeto é uma etapa que antecede a elaboração do planejamento

(  ) Programa é um nível intermediário em que as políticas correspondem a linhas mestras de ações temáticas ou setoriais.

Julgue os itens de 108 a 111, relacionados com a concepção de planejamento como um processo contínuo de tomadas de decisões.

A gestão social abrange uma variedade de atividades que intervêm em áreas da vida social em que a ação de gerentes competentes é o bastante para o desenvolvimento de projetos com a finalidade de garantir a satisfação das necessidades básicas da população.

Com relação aos fundamentos históricos, teóricos e metodológicos do serviço social, julgue os itens de 69 a 74.

A questão social como base histórica fundadora do serviço social e a prática profissional como trabalho inscrito em um processo de trabalho representam o divisor de águas entre o projeto da formação profissional e o do currículo acadêmico de 1982: ambos os projetos pressupõem a adoção de uma teoria crítica e de um método que permita a apreensão do singular como expressão da totalidade social.

À luz do texto e com relação à trajetória histórica da seguridade social, julgue os itens subsequentes.

A concepção de seguridade social inscrita na Constituição Federal foi elaborada a partir das contribuições somente dos partidos de esquerda, tendo como referência as experiências comunistas.

Em seu trabalho, Wanderley Guilherme dos Santos analisa a origem e o período da emergência da política social no Brasil e assinala um duplo momento de início do sistema de proteção social: as regulamentações dos anos 1920, dando início à política social compensatória; e a política econômico-social implementada pelo governo, principalmente nos quatro primeiros anos após a revolução de 1930. Para o autor, cidadania regulada é o conceito-chave para entender a política econômica e social implementada no país pós-1930. 

                                     

 A partir do texto acima, julgue os itens a seguir com respeito à cidadania regulada.

A cidadania regulada é um dos traços característicos da história do sistema brasileiro de proteção social.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis