Questões de Serviço Social do ano 2009

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Serviço Social do ano 2009

A questão social é indissociável da sociedade capitalista e envolve uma arena de lutas políticas e culturais contra as desigualdades socialmente produzidas, numa luta aberta pela cidadania. Assinale a alternativa que NÃO corresponde a esta afirmação.

Assinale a alternativa correta. Sobre a questão social e seu enfrentamento no Brasil nos dias atuais, diz o autor(a):

              "O enfrentamento da questão social do país é sempre estreitamente vinculado à modernidade atribuída às nossas elites políticas e por conseqüência ao Estado brasileiro, que regula e legitima segundo seus próprios interesses, preservando assim, sempre "por antecipação" a ordem social vigente".

Esta definição está expressa na obra de:

Assinale a alternativa incorreta quanto aos determinantes fundamentais da questão social postos na sociedade atual:

Reconheça as afirmativas abaixo como verdadeiras (V) ou falsas (F) relativas à questão social e marque a alternativa correta correspondente a seqüência.

(  ) A "antiga" questão social é tida como produto de período histórico da modernidade da sociedade industrial clássica enquanto que a "nova" questão social está ligada à sociedade pós-industrial e pós-moderna.

(  ) Pierre Rosanvallon (1998) identifica a nova "questão social" com o desemprego estrutural e as novas manifestações da pobreza e miséria, sem explicitar suas raízes históricas no conflito capitaltrabalho.

(  ) A nova questão social está inserida numa nova lógica capitalista de vulnerabilidade social das massas e de exclusão dos seres humanos dos processos de trabalho

(  ) A desigualdade social e econômica no Brasil pode ser considerada de nível baixo, não existindo a problemática da questão social nos dias atuais.

Assinale a afirmativa incorreta sobre a questão social entendida a partir do pensamento de IAMAMOTO E CARVALHO abaixo descrito:

         "A 'questão social' não é senão as expressões do processo de formação e desenvolvimento da classe operária e de seu ingresso no cenário político da sociedade, exigindo seu reconhecimento como classe por parte do empresariado e do Estado. É a manifestação, no cotidiano da vida social, da contradição entre o proletariado e a burguesia, a qual passa a exigir outros tipos de intervenção, mais além da caridade e da repressão".

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis