Listagem de Questões sobre Geral
Um processo de comunicação ineficiente ocasiona uma infinidade de problemas no atendimento ao cliente interno e externo. Deve-se, enquanto profissional de secretariado, reconhecer e minimizar alguns ruídos de comunicação com vistas a promover um atendimento de qualidade. O profissional de secretariado necessita então conhecer bem os aspectos mais importantes da comunicação, que são:
clareza, compreensão e calma.
formalidade, objetividade e calma.
compreensão, flexibilidade e imparcialidade.
calma, prolixidade e informalidade.
parcialidade, clareza e objetividade.
O profissional de secretariado gerencia uma infinidade de documentos empresariais em sua rotina profissional. Deve ter domínio e conhecer a tipologia e a finalidade desses documentos em seu departamento ou organização com a finalidade de facilitar o trâmite de documentos. É correto afirmar que
ofício é o documento mais utilizado no processo de comunicação das empresas privadas.
ofício e requerimento têm a mesma função nas repartições públicas.
oficio e procuração têm a mesma função nas empresas privadas em função do seu caráter público.
ofício exige da repartição pública que seja redigido em papel timbrado e não utilizado para assuntos alheios ao departamento.
ofício e memorando são processos de comunicação das empresas privadas e de caráter público.
Com o desenvolvimento da tecnologia e a disseminação rápida das informações entre empresas e departamentos, os profissionais de secretariado passaram a compreender melhor o valor das informações e da guarda de documentos de forma a proporcionar rapidez na sua localização quando solicitado. Considera-se também uma forma de guarda de documentos o GED, que significa
gerenciamento eletrônico de documentos.
gestão executiva de documentos.
gestão específica de documentos.
gerenciamento executivo de documentos.
gestão eletrônica de documentos.
Considera-se no perfil do profissional de secretariado a habilidade de gerenciar seu comportamento profissional no tocante à execução de suas tarefas diárias, que exige além das habilidades técnicas, que seja proativo com os inúmeros serviços de secretaria. Na execução das rotinas administrativas e com o objetivo de facilitar as atividades gerenciais, deve o secretário
organizar, executar, atribuir e isentar-se.
atribuir, planejar, isentar-se e controlar.
omitir-se, organizar, estabelecer metas e planejar.
vistoriar, delegar, omitir-se e checar.
planejar, organizar, executar e controlar.
A parceria entre o executivo ou chefia e o profissional de secretariado está pautada na confidencialidade, na discrição e no trabalho em equipe. Nessa realidade, o secretário deve observar a importância de facilitar as relações entre os colaboradores e a chefia. Quando um colaborador deixa a desejar com relação à sua conduta profissional no departamento, atrapalhando o andamento dos trabalhos e prejudicando os resultados do departamento, você, enquanto profissional de secretariado,
avisa imediatamente o departamento de recursos humanos e solicita uma advertência verbal.
faz chegar ao conhecimento dos demais colegas do setor esse fato e sugere que eles tomem as providências.
deixa o problema chegar a chefia por “outros meios”, afinal você não tem a responsabilidade direta dessa pessoa.
chama o colaborador de lado, alerta para o que está ocorrendo e se prontifica ao ouvi-lo para poder ajudar.
comunica a sua chefia quem está causando o problema no departamento, para que ele sim tome as providências.
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