Questões de Relações Públicas do ano 2006

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Relações Públicas do ano 2006

Acerca das características da aplicação do questionário por telefone, julgue os itens abaixo.

I A complexa logística de aplicação dos questionários por telefone e a possibilidade de os entrevistadores introduzirem algum viés indesejável no momento de sua aplicação são aspectos negativos desse tipo de pesquisa.

II O custo é baixo se comparado à realização de entrevistas pessoais.

III O vínculo entre entrevistador e entrevistado é forte, o que oferece maior credibilidade às respostas.

IV É a técnica mais rápida de coleta de dados, mas limita a amostra à população que possui telefone.

Estão certos apenas os itens

A opção por realizar uma pesquisa implica a tomada de decisões que podem interferir em seu resultado final. Uma das principais decisões é a escolha da melhor técnica de coleta dos dados, considerando prazos, custos e limites de cada uma delas. A partir das características da aplicação do questionário por correio, julgue os itens subseqüentes.

I O baixo custo, proporcionado pela falta de contratação e treinamento de entrevistadores, é um aspecto positivo.

II O prazo de devolução dos questionários pelos entrevistados é reduzido e gira em torno de uma semana, o que acelera muito a realização da pesquisa.

III As respostas do questionário são anônimas e esse é um aspecto negativo, pois dificulta a caracterização do grupo de respondentes.

IV Não possui a interferência do entrevistador e permite que o entrevistado seja mais sincero em suas respostas.

Estão certos apenas os itens

Considerando que, para a área de relações públicas, a realização de uma pesquisa de opinião tem objetivos bem precisos, assinale a opção incorreta.

Com relação a aspectos negativos do uso das pesquisas de opinião e das possíveis interferências do pesquisador durante a pesquisa, assinale a opção incorreta.

A pesquisa de opinião tornou-se um importante instrumento de medição da opinião pública. É comum que seu resultado seja apresentado como sendo o próprio reflexo da opinião predominante na sociedade. No entanto, é preciso compreender muito bem os limites e possibilidades das pesquisas de opinião. A respeito dos aspectos positivos da pesquisa de opinião, assinale a opção correta.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis