Questões de Psicologia da UFSC

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Psicologia da UFSC

#Questão 1060022 - Psicologia, Psicologia da Educação, UFSC, 2022, UFSC, 2022 - UFSC - Psicólogo Educacional

Analise as afirmativas abaixo em relação ao que o psicólogo escolar deve fazer acerca das questões da indisciplina e da violência escolar e assinale a alternativa correta.

I. Adotar medidas específicas em cada realidade, entendendo os fenômenos de indisciplina e violência escolar como algo que engloba os aspectos sociais, familiares, escolares e individuais.
II. Identificar fatores capazes de produzir a indisciplina e a violência, entendendo que tais fatores são gerados unicamente dentro da instituição escolar.
III. Dar atenção às necessidades dos diferentes segmentos escolares, contribuindo para que as desigualdades sociais não se convertam em desvantagens escolares.
IV. Definir medidas preventivas que considerem aspectos sociais, psicológicos e econômicos, estabelecendo uma relação direta e unilateral entre a origem social dos sujeitos e as suas formas de conduta no ambiente escolar.
V. Realizar mapeamento institucional para conhecer a realidade da escola, bem como as relações estabelecidas entre os membros da instituição, as famílias e a comunidade.

#Questão 1060024 - Psicologia, Psicologia da Educação, UFSC, 2022, UFSC, 2022 - UFSC - Psicólogo Educacional

A atuação do psicólogo escolar pode auxiliar no desenvolvimento emocional do estudante. Com base na perspectiva histórico-cultural, indique se as afirmativas abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

( ) A psicologia histórico-cultural defende que as razões de ordem emocional e afetiva relacionadas à dinâmica familiar têm impacto no desempenho escolar, portanto esse é o motivo central da ocorrência do fracasso escolar.
( ) A psicologia histórico-cultural compreende que, à medida que os comportamentos vão se modificando no decorrer no desenvolvimento humano, o conjunto de reações emocionais (choro, raiva, sono, regojizo etc.) passa a se delimitar com mais clareza e a mostrar certa estabilidade.
( ) A psicologia histórico-cultural entende que o desenvolvimento motor e o desenvolvimento mental estão intimamente correlacionados desde sua origem, todavia independem da relação dialética entre o social e a experiência pessoal.
( ) A psicologia histórico-cultural auxilia na compreensão do desenvolvimento das emoções, sendo esse um aspecto central a ser considerado na constituição da singularidade do sujeito. 

#Questão 1060025 - Psicologia, Psicologia da Educação, UFSC, 2022, UFSC, 2022 - UFSC - Psicólogo Educacional

Com base na contribuição da psicologia escolar para a relação entre escola e família, indique se as afirmativas abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo. 

( ) A psicologia escolar auxilia na compreensão das especificidades e da complementaridade das funções sociais da escola e da família.
( ) A psicologia escolar contribui para a análise dos determinantes ambientais e culturais presentes na relação família-escola.
( ) A intervenção do psicólogo escolar permite que a relação família-escola esteja amparada no movimento de responsabilização compartilhada.
( ) O psicólogo escolar intervém para responsabilizar os familiares do estudante pelas situações de baixo rendimento escolar.

#Questão 1060026 - Psicologia, Psicologia da Educação, UFSC, 2022, UFSC, 2022 - UFSC - Psicólogo Educacional

Em relação ao papel do psicólogo na garantia da permanência e da acessibilidade de pessoas com deficiência na instituição escolar, atribua verdadeiro (V) ou falso (F) às afirmativas abaixo e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

( ) O psicólogo deve contribuir para a promoção de práticas anticapacitistas independentemente de haver estudantes com deficiência.
( ) O psicólogo deve manter-se alinhado às práticas e processos de diferenciações e determinismos biológicos para consolidar o direito das crianças e adolescentes com deficiência no contexto escolar.
( ) O psicólogo deve participar da construção de uma escola inclusiva, baseando-se, sobretudo, na aplicação de instrumentos psicométricos para avaliação dos impedimentos de natureza física.
( ) O psicólogo deve levantar informações acerca das barreiras arquitetônicas, atitudinais e tecnológicas que dificultam a participação da pessoa com deficiência em iguais condições de aprendizado.
( ) O psicólogo deve analisar, no âmbito educativo, as relações sociais que se estabelecem com os sujeitos com deficiência, distanciando-se de processos compensatórios.

#Questão 1060027 - Psicologia, Psicologia do desenvolvimento, UFSC, 2022, UFSC, 2022 - UFSC - Psicólogo Educacional

De acordo com a concepção de Vigotski (2011) de que o desenvolvimento orgânico é impulsionado pelo desenvolvimento cultural, indique se as afirmativas abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

( ) A deficiência primária é compreendida como social, e a secundária, como biológica.
( ) A deficiência primária abrange as lesões orgânicas, cerebrais, malformações orgânicas, alterações cromossômicas, ou seja, características físicas apresentadas pelo sujeito com deficiência.
( ) A deficiência secundária abrange o desenvolvimento do sujeito com base nas interações sociais.
( ) Ao visualizar no corpo a marca da identidade, o sujeito com deficiência tem a sua subjetividade marcada pela objetividade biológica.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis