Questões de Psicologia da PUC/PR

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Psicologia da PUC/PR

Não é possível conhecer o comportamento das pessoas sem um mínimo conhecimento do que o motiva. Uma das teorias mais divulgadas sobre esse assunto é a teoria dos dois fatores de Herzberg; segundo a qual, um grupo de fatores motivacionais é denominado de fatores higiênicos. Estes, quando são precários, provocam insatisfação e são chamados insatisfacientes.

Qual das alternativas abaixo indica um fator insatisfaciente?

O termo liderança foi definido como a habilidade de inspirar confiança e apoio entre as pessoas de cuja competência e compromisso depende o desempenho de um grupo. Para se compreender liderança, poder e influência social é necessário conhecer os papéis dos membros desse grupo. Qual dos papéis abaixo é considerado não construtivo e que dificulta a tarefa do grupo?

Uma das grandes dificuldades em saúde é a clara definição e avaliação do que é normal e do que considerado patológico. Na prática da psicologia hospitalar, essa dificuldade é ampliada, pois há necessidade de se considerarem fatores adicionais para o diagnóstico. Dai os quadros que se apresentarem serem considerados sob quatro categorias: normais, patológicos, reativos e esperados. Dado esse contexto, é correto afirmar:

I. Agitação psicomotora, depressão, choro compulsivo que se seguem ao luto por perda de ente querido não são parâmetros para se identificar a insanidade mental.

II. Privação sensorial por si só não é potente o suficiente para desencadear desorientação temporo-espacial que, quando se apresenta, conduz a um diagnóstico de psicose.

 III. Perda de apetite, distúrbios de sono, decorrentes de ansiedade, que antecedem uma cirurgia não são psicopatológicos.

Está(ão) CORRETA(S):

Sendo a saúde um campo transdisciplinar, a maioria das ações é realizada em equipe ou grupo. Uma das atividades do psicólogo é participar do desenvolvimento de equipes no contexto hospitalar. Muitos teóricos estudaram o desenvolvimento dos grupos. Porém, tornou-se clássica a concepção de que todos os grupos apresentam três zonas de necessidades interpessoais: inclusão, controle e afeição. O autor dessa teoria é:

A humanização tem sido estudada no âmbito da saúde visando proporcionar uma assistência que considere o indivíduo na sua totalidade. A humanização em saúde objetiva resgatar o respeito da vida humana. Nesse sentido, cada profissional, equipe e instituição terá seu processo singular de humanização. Segundo Deslandes (2004), os gestores definem humanização com os seguintes indicadores:

I. Reconhecimento dos direitos do paciente.

II. Maior democratização das relações de poder entre profissionais e pacientes.

III. Diálogo e melhoria da comunicação entre profissionais de saúde e o paciente.

IV. Qualidade da relação interpessoal entre profissionais e usuários (cuidados pautados pelo acolhimento, escuta, empatia e respeito).

Está(ão) CORRETA(S):

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis