Questões de Psicologia da PUC/PR

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Listagem de Questões de Psicologia da PUC/PR

Ao analisarmos os processos de sensação e de percepção, afirma-se:

I. A sensação se refere às informações sensoriais que o cérebro recebe dos sentidos da visão, audição, paladar, olfato, toque, equilíbrio e dor. A percepção, que ocorre no cérebro, é o processo de organizar, interpretar e dar significado para essas informações a fim de compreender o que acontece ao redor.

II. As ilusões visuais ocorrem quando empregamos diversas pistas sensoriais para gerar experiências perceptivas que na verdade não existem. Podem ser ilusões físicas ou em alguns casos ilusões perceptivas, que ocorrem porque um estímulo contém pistas enganosas que levam a percepções imprecisas.

III. A constância perceptiva é a tendência que temos de perceber os objetos como inalteráveis diante de mudança do estímulo sensorial. Uma vez formada a percepção estável de um objeto, somos capazes de reconhecê-lo a partir de praticamente qualquer ângulo.

IV. A ilusão autocinética, percepção de movimento criada por um único objeto estacionário é um exemplo de movimento aparente, bem como o movimento estroboscópico que ocorre quando luzes acesas em sequência são vistas como se estivessem em movimento.

V. Nossa percepção é influenciada por nossa maneira individual de nos relacionarmos com o ambiente que nos cerca e por nossa cultura, valores, motivação, personalidade e estilo cognitivo.

Está(ão) CORRETA(S):

Um dos transtornos de ansiedade é caracterizado por episódios recorrentes de um medo ou pavor repentino, imprevisível e incontrolável, acompanhados por sentimentos de fracasso iminente, dor no peito, tontura ou desmaio, sudorese ou medo de perder o controle ou morrer. Como se classifica esse distúrbio?

De acordo com Elisabeth Kubler-Ross (2005), em nosso inconsciente, a morte nunca é possível quando se trata se nós mesmos. É inconcebível para o inconsciente imaginar um fim real para nossa vida na Terra. A autora listou estágios no processo do morrer, a saber:

Mitos e crenças errôneos a respeito da aprendizagem na idade madura são veiculados livremente e aceitos sem exame crítico. Moscovici (2008, p. 58-59) propõe a prática da andragogia em oposição à perspectiva pedagógica no treinamento e desenvolvimento de adultos. Em relação aos pressupostos da andragogia, afirmase:

I. O autoconceito se apresenta com autodireção crescente.

II. A experiência é de pouco valor.

III. A perspectiva temporal é de aplicação imediata.

IV. A prontidão parte de tarefas de desenvolvimento de papéis sociais.

V. A orientação da aprendizagem é centrada na matéria.

Está(ão) CORRETA(S):

No novo RH as pessoas deixaram de ser vistas como recursos empresariais. Segundo Chiavenato (apud Campos 2011, pp.188-189), o RH tem que seguir um novo papel para que possa gerenciar as pessoas com sucesso. Constituem-se como papéis do RH?

I. Propor, definir e garantir um conjunto de normas e procedimentos alinhados com os princípios empresariais e de acordo com a Legislação Trabalhista.

II. Ver as pessoas e a organização como seres espirituais e ajudá-las a dar o próximo passo em seu processo de desenvolvimento.

 III. Dignificar o trabalho e o ser humano.

IV. Ter no treinamento a principal ferramenta para retenção do capital humano e desenvolver novas competências para a atual era empresarial.

V. Administrar somente a área de recursos humanos, preocupar-se com a eficiência e a eficácia da empresa.

Está(ão) CORRETA(S):

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