Questões de Psicologia da Instituto Consulplan

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Psicologia da Instituto Consulplan

#Questão 952103 - Psicologia, Psicopatologia, Instituto Consulplan, 2023, MPE-MG, Analista do Ministério Público - Psicologia

De acordo com Cunha (2000), “um dos diagnósticos mais difíceis de se estabelecer é o da depressão dupla; isso ocorre quando há sobreposição de um Transtorno Depressivo Maior (TDM) à distimia”. Pode-se observar que pela semelhança de sintomas, diferenciar tais condições pode ser problemático e, ainda, determinar sua sobreposição. A dificuldade de distinguir as condições de um transtorno depressivo maior à distimia pode complicar, caso haja um transtorno

#Questão 952105 - Psicologia, Psicopatologia, Instituto Consulplan, 2023, MPE-MG, Analista do Ministério Público - Psicologia

O consumo mundial de álcool, tabaco e outras substâncias regulamentadas está aumentando rapidamente e cooperando de forma importante para a carga das doenças em todo o mundo. O tabagismo está se espalhando consideravelmente em países em desenvolvimento e, ainda, entre mulheres. Atualmente, 50% dos homens e 9% das mulheres em países em desenvolvimento fumam, em comparação com 35% dos homens e 22% das mulheres em países desenvolvidos. A China colabora essencialmente para a epidemia em países em desenvolvimento. De fato, o consumo per capita de cigarros na Ásia e no Extremo Oriente é superior ao de demais partes do mundo, seguido de muito perto pelas Américas e pelos países do leste europeu. Sobre o consumo mundial de substâncias psicoativas e danos à saúde, assinale a afirmativa INCORRETA. 

#Questão 952104 - Psicologia, Psicologia da Saúde, Instituto Consulplan, 2023, MPE-MG, Analista do Ministério Público - Psicologia

Em relação a teorias e manejo da dor, Gomes (apud, Barber e Adrian, 1982) afirma que “a dor que é decorrente ou descrita em termos de lesões tecidulares; atualmente, tem sido definida na literatura como uma experiência desagradável do ponto de vista sensorial e emocional. A sua caracterização permite, desde logo, apelar ao significado pessoal e à subjetividade da experiência de dor para o doente, e também ao seu caráter funcional, na medida em que constitui, frequentemente, um sinal de alerta de um perigo ou instabilidade do organismo. Portanto, é indiscutível a importância da dor enquanto mecanismo protetor do indivíduo; também é certo que, por vezes, o quadro álgico persiste para além dos tratamentos, ou da eliminação da causa inicial, deixando de cumprir um papel de manutenção da sobrevivência do indivíduo”. Considerando o exposto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Os questionários de auto e hétero-relato e demais instrumentos de medida têm provado ser úteis na avaliação da dor, ainda que de uma forma complementar e não tão eficazes como as entrevistas.
( ) Quando partilhada e discutida no âmbito de uma equipe multidisciplinar, a avaliação psicológica do doente pode ajudar na definição de um plano de intervenção mais apropriado e eficaz, favorecendo, assim, uma abordagem mais completa do problema em questão.
( ) A dor é um fenômeno complexo, subjetivo e único para cada pessoa e, por isso, para perceber esta experiência é imprescindível entender a percepção idiossincrática do fenômeno da dor, das estratégias de comparação pessoais e dos efeitos da dor sobre a qualidade de vida própria e de outros significativos.
( ) Um dos instrumentos mais adequados para recolher dados em relação à dor é a entrevista clínica, por permitir alcançar uma maior subjetividade e especificidade, em especial se ela for realizada de uma forma semiestruturada, considerando áreas gerais que estão normalmente relacionadas, de uma forma mais intensa e pertinente com a dor.
A sequência está correta em 

#Questão 952106 - Psicologia, Psicopatologia, Instituto Consulplan, 2023, MPE-MG, Analista do Ministério Público - Psicologia

Dentre os transtornos de humor se encontram o transtorno bipolar, bem como suas classificações. Seu tratamento é muito importante, porque durante suas fases de mania o paciente bipolar pode apresentar comportamentos de difícil manejo. Portanto, nos anos 70, o tratamento para tal transtorno era agressivo e sem eficiência, pois estava limitado somente em controlar os pacientes com camisas de força, pesadas doses de sedativos e confinamentos de sala de isolamento. Atualmente, esse quadro mudou e os pacientes bipolares podem ser tratados com eficiência, apresentando melhoras significativas dos sintomas. (Holmes, 2007.)
Sobre o transtorno bipolar, bem como seu tratamento, analise as afirmativas a seguir.
I. Há fortes e consistentes evidências de que o lítio é eficaz para tratar a maioria, mas não todos os pacientes que sofrem de transtorno bipolar.
II. Os efeitos colaterais mais comuns do lítio são sede e micção frequente; em níveis de dosagem mais altos pode causar dificuldades de concentração, memória e coordenação motora.
III. O lítio é claramente uma droga eficaz para tratar o transtorno bipolar; seus efeitos colaterais são mínimos, especialmente quando comparados com os sintomas que eles substituem.
IV. O lítio provavelmente reduz os sintomas, estabilizando os processos responsáveis pela liberação de transmissor e sensibilidade de neurônio, mas exatamente como isto funciona não foi ainda definitivamente estabelecido.
Está correto o que se afirma em 

#Questão 952107 - Psicologia, Psicopatologia, Instituto Consulplan, 2023, MPE-MG, Analista do Ministério Público - Psicologia

Autores como Campbell definem a psicopatologia como o ramo da ciência que trata da natureza essencial da doença mental; trata, ainda, suas causas, as mudanças estruturais e funcionais associadas a ela e suas formas de manifestação. Considerando que o campo da psicopatologia inclui um grande número de fenômenos humanos especiais, analise as afirmativas a seguir.
I. Entendemos como fenômenos humanos especiais dentro da psicopatologia o que foi denominado historicamente como doença mental.
II. No que se refere à doença mental pode-se afirmar que são vivências, estados mentais e padrões de comportamentos que apresentam, por um lado, uma especificidade psicológica.
III. É possível afirmar que as vivências dos doentes mentais possuem dimensão própria, genuína, não sendo apenas “exageros” do normal e, por outro, conexões complexas com a psicologia do normal.
IV. O mundo da doença mental não é um mundo totalmente estranho ao mundo das experiências psicológicas “normais”.
Está correto o que se afirma em

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis