Questões de Psicologia da Instituto Consulplan

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Psicologia da Instituto Consulplan

#Questão 952107 - Psicologia, Psicopatologia, Instituto Consulplan, 2023, MPE-MG, Analista do Ministério Público - Psicologia

Autores como Campbell definem a psicopatologia como o ramo da ciência que trata da natureza essencial da doença mental; trata, ainda, suas causas, as mudanças estruturais e funcionais associadas a ela e suas formas de manifestação. Considerando que o campo da psicopatologia inclui um grande número de fenômenos humanos especiais, analise as afirmativas a seguir.
I. Entendemos como fenômenos humanos especiais dentro da psicopatologia o que foi denominado historicamente como doença mental.
II. No que se refere à doença mental pode-se afirmar que são vivências, estados mentais e padrões de comportamentos que apresentam, por um lado, uma especificidade psicológica.
III. É possível afirmar que as vivências dos doentes mentais possuem dimensão própria, genuína, não sendo apenas “exageros” do normal e, por outro, conexões complexas com a psicologia do normal.
IV. O mundo da doença mental não é um mundo totalmente estranho ao mundo das experiências psicológicas “normais”.
Está correto o que se afirma em

#Questão 952108 - Psicologia, Psicologia da Saúde, Instituto Consulplan, 2023, MPE-MG, Analista do Ministério Público - Psicologia

Rudnick & Sanchez (2020 p. 34) afirmam que “a psicologia da saúde é um conjunto de contribuições educacionais, científicas e profissionais da Psicologia para a promoção e a manutenção da saúde; prevenção e tratamento de doenças; identificação da etiologia e diagnóstico dos fatores associados à saúde, à doença e demais disfunções associadas, bem como análise e a ajuda ao sistema de saúde; e, formação de políticas de saúde”. Sobre a psicologia da saúde, pode-se afirmar que:  

A inteligência tem sido um dos assuntos mais estudados ao longo dos anos, em grande parte devido à necessidade de explicar as diferenças individuais e sua utilização no uso das informações. Dentre os instrumentos de avaliação/medidas da inteligência para crianças, o psicólogo pode empregar durante sua avaliação a Escala Wechsler de Inteligência – 4ª ed. WISC – IV. (David, Wechsler. 2013.)
Sobre a Escala Wechsler de Inteligência – 4ª ed. WISC – IV, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Composta por quinze subtestes; os principais do Índice de Compreensão Verbal (ICV) são: semelhanças, vocabulário e compreensão; os suplementares são: informação e raciocínio com palavras.
( ) Trata-se de um teste administrado individualmente, de preferência em duas sessões. Entre as suas principais aplicações estão a estimativa cognitiva na avaliação psicológica, neuropsicológica e psicoeducacional; no diagnóstico diferencial de desordens neurológicas e psiquiátricas e no planejamento de programas de reabilitação.
( ) Destina-se a crianças de seis anos e zero meses a dezesseis anos e onze meses.
( ) Os subtestes relacionados ao Índice de Organização Perceptual (IOP) são cubos, conceitos figurativos e raciocínio matricial; o suplementar é completar figuras.
A sequência está correta em

#Questão 952110 - Psicologia, Avaliação Psicológica, Instituto Consulplan, 2023, MPE-MG, Analista do Ministério Público - Psicologia

De acordo com a autora Arzeno, “o psicodiagnóstico é um estudo profundo da personalidade, do ponto de vista fundamentalmente clínico. Ela relata que, quando o objetivo do estudo é outro (trabalhista, educacional, forense etc.), o psicodiagnóstico é anterior e serve de base para as conclusões necessárias em outras áreas”. Sobre o enquadre no processo psicodiagnóstico, analise as afirmativas a seguir.
I. Em todas as atividades clínicas, e dentre elas se inclui o psicodiagnóstico, é necessário partir de um enquadre.
II. Alguns profissionais afirmam que trabalham sem enquadre. Esta afirmação, no entanto, encerra uma falácia, pois essa posição de não enquadre já é por si só uma forma de enquadre, em todo caso do tipo laissez-faire.
III. A qualidade e o grau da patologia do consultante nos obrigam a adaptar o enquadre a cada caso. Não é possível trabalhar da mesma forma com um paciente neurótico, com um psicótico, ou com um psicopata grave.
IV. A idade do paciente não influi no enquadre escolhido; é impossível trabalhar sem um enquadre. Entretanto, não existe um único enquadre.
Está correto o que se afirma apenas em

Muito longe da ideia de que para obter uma resposta basta perguntar, todos os entrevistadores sabem que uma entrevista tem ritmos próprios; fases de desenvolvimento; paragens; e, retrocessos. Sabem, ainda, que, empiricamente, às vezes, um silêncio é mais indicado que uma nova pergunta e que para continuarem de forma bem-sucedida devem reformular ou esclarecer o que para trás ficou dito de uma forma atabalhoada que, às vezes, é útil sugerir um segundo sentido que foi aflorado ou implícito, e, outras vezes, é preciso desbloquear a tensão dizendo uma graça. (LEAL, 2010.)
“Designamos por _____________ de entrevista, os processos utilizados para a obtenção de informação pertinente para os(as) _____________ da entrevista e teoria de entrevista os modelos conceituais que sustentam as direcionalidades, interpretações e também o privilégio de algumas _____________ de entrevista.” Sobre as entrevistas, assinale a afirmativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis