Questões sobre Psicologia Organizacional

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Listagem de Questões sobre Psicologia Organizacional

A respeito do adoecimento no trabalho, julgue os itens subseqüentes. O fato de haver alta incapacitação por transtornos mentais paralelamente à incapacitação por outras doenças é uma das razões da dificuldade dos empregadores em relacionar o adoecimento mental ao trabalho.

A respeito de técnicas de dinâmica de grupo, julgue os itens que se seguem. Em uma sessão de dinâmica de grupo, o facilitador tem a tarefa de manter os limites, definir o papel de cada participante e apresentar as idéias que irão nortear os trabalhos.

A respeito de técnicas de dinâmica de grupo, julgue os itens que se seguem. As técnicas de dinâmica de grupo são utilizadas considerandose que, ao trabalhar com duas ou mais pessoas, os indivíduos apresentam comportamentos diferentes de quando trabalham isoladamente.

Vou dizer logo: a culpa foi da empresa. Quer dizer, eu também sou culpado, mas foram eles que começaram. Parece ridículo hoje, mas a diretoria toda da empresa bebia muito. Trabalho intenso, salários altos e estresse faziam parte do jogo. Entre as virilidades gerenciais pontificava a de “saber beber”. No fim do dia, os gerentes das 5 filiais localizadas na cidade iam para o edifício da matriz para um happy hour com os diretores. Na verdade, era uma reunião de trabalho, de muito batepapo e cobrança, mas sempre regada a uísque. A bebida relaxava, e até os indivíduos mais fechados falavam. Em torno de 70% dos gerentes eram alcoólatras. O vicepresidente era do tipo que fazia discurso bêbado. O clima era de suposta amizade, mas de competição velada. Todos procuravam se valorizar uns diante dos outros. Era muito estressante. Como eu era tímido e queria agradar, bebia para me liberar. Foi aí que aprendi a “beber bem”. Fui convidado para um cargo estratégico em outra empresa. Nessa empresa não havia essa cultura. Eles eram sérios. Só que eu já estava dependente de bebida. Comecei, então, a esconder o hábito. Bebia só. Minha relação com a família foi deteriorando.

Considerando o relato hipotético acima, julgue os próximos itens.

O uso do álcool, no caso apresentado, pode ser interpretado como uma estratégia de mediação individual ou coletiva no trabalho, com o objetivo de amenizar o sofrimento.

Vou dizer logo: a culpa foi da empresa. Quer dizer, eu também sou culpado, mas foram eles que começaram. Parece ridículo hoje, mas a diretoria toda da empresa bebia muito. Trabalho intenso, salários altos e estresse faziam parte do jogo. Entre as virilidades gerenciais pontificava a de “saber beber”. No fim do dia, os gerentes das 5 filiais localizadas na cidade iam para o edifício da matriz para um happy hour com os diretores. Na verdade, era uma reunião de trabalho, de muito batepapo e cobrança, mas sempre regada a uísque. A bebida relaxava, e até os indivíduos mais fechados falavam. Em torno de 70% dos gerentes eram alcoólatras. O vicepresidente era do tipo que fazia discurso bêbado. O clima era de suposta amizade, mas de competição velada. Todos procuravam se valorizar uns diante dos outros. Era muito estressante. Como eu era tímido e queria agradar, bebia para me liberar. Foi aí que aprendi a “beber bem”. Fui convidado para um cargo estratégico em outra empresa. Nessa empresa não havia essa cultura. Eles eram sérios. Só que eu já estava dependente de bebida. Comecei, então, a esconder o hábito. Bebia só. Minha relação com a família foi deteriorando.

Considerando o relato hipotético acima, julgue os próximos itens.

O controle do uso de álcool na empresa por meio de testes bioquímicos pode ser justificado pelas características do trabalho realizado.

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