Questões sobre Políticas Públicas no SUS

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Políticas Públicas no SUS

Sabemos que saúde é direito de todos e dever do estado. Deste modo, ela foi reconhecida pela Constituição da República Federativa do Brasil em 1988. A partir desse reconhecimento, qual Sistema foi organizado voltado às ações e serviços públicos de saúde no país?

A prática da Terapia Comunitária Integrativa integra, desde 2008, a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC), do Departamento de Atenção Básica, do Ministério da Saúde. Tem se revelado, para os gestores de saúde e a comunidade, um instrumento de grande valor estratégico, uma preciosidade rumo à efetivação do Sistema Único de Saúde (SUS), respondendo, neste universo, a importantes diretrizes como a equidade e universalidade, grandes fontes de inclusão e cidadania.
Avalie se são fases da Terapia Comunitária Integrativa: 
I. Acolhimento. II. Problematização. III. Encerramento.
Está correto o que se afirma em

Uma das formas de acesso ao Programa de Proteção e Atenção Integral à Família – PAIF, descrita na Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais, procura antecipar a ocorrência de situações de vulnerabilidade e risco social em um território. Essa forma de acesso é denominada

Considerando a estrutura do SUS, a entidade representativa dos entes municipais nas questões de saúde na Comissão Intergestores Tripartite é conhecida como: 

Sobre a presença de psicólogos/as na Saúde Pública no Brasil:
I. Historicamente, a entrada de profissionais de Psicologia na Saúde Pública foi marcada por intensa e organizada mobilização da categoria para construção de um novo lugar social da profissão e de ampliação quanto a sua presença no campo das políticas públicas;
II. A presença de psicólogos/as nos serviços públicos de saúde implicou, ao longo do tempo, para a profissão, a reorientação do campo das práticas, superando-se formas de intervenção individualizadas, pouco variadas e descontextualizadas;
III. Mudanças ocorreram no modo como se orientam as ações, se definem técnicas e procedimentos, se organiza o cotidiano do trabalho e suas rotinas, seleciona a clientela e se envolve e participa de assuntos coletivos no âmbito dos serviços, dos usuários, dos territórios e da Política de Saúde, mas permanece a crítica quanto à manutenção do clássico modelo profissional.
IV. A psicologia foi uma das profissões da saúde que mais avançou na orientação de suas práticas a partir dos atributos da atenção básica: acesso, longitudinalidade, integralidade, coordenação do cuidado, acompanhado da competência cultural e da orientação familiar e comunitária.
Marque a opção CORRETA:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis