Questões sobre Políticas Públicas no SUS

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Políticas Públicas no SUS

A Epidemiologia é definida como o estudo da distribuição e dos determinantes das doenças ou condições relacionadas à saúde em populações especificadas. Sobre essa ciência, assinale a alternativa CORRETA:

Identifique como (V) verdadeiras ou (F) falsas as afirmativas e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. O Sistema Único de Saúde (SUS) nasceu com a Constituição Federal de 1988 (Brasil, 1988), mas foi pensando bem antes. Considerando a Legislação do SUS, suas alterações e demais legislações pertinentes: ( ) Iniciou-se permitindo o acesso aos não previdenciários, ou seja, aos que não contribuíam para a previdência social, os benefícios da assistência médica pelo Instituto Nacional de Assistência Médica e Previdência Social. ( ) A criação de Secretarias Municipais de Saúde se deu a partir da abertura de financiamento às prefeituras que teriam que oferecer assistência à saúde de suas comunidades. ( ) O Sistema Único de Saúde é um sistema constituído por todas as unidades de saúde ambulatoriais e hospitalares, públicas e privadas, contratadas do Brasil, sob a gestão nacional do ministro da saúde, em cada estado pelo secretário estadual de saúde e nos municípios pelo secretário municipal. ( ) A saúde passa a ser um direito de todos e um dever do Estado, com princípios bem definidos, tais como universalidade do acesso, integridade das ações e equidade na atenção aos usuários.

A Educação Permanente em Saúde (EPS) é transversal a todas as práticas desenvolvidas no âmbito do SUS, e seu potencial influencia diretamente na organização, na qualificação e na produção de novos e/ou revitalizados "saberes" e "fazeres" em saúde, resultando em um cuidado em que todos se tornam sujeitos e protagonistas de um processo horizontal, político, pedagógico e ético. Sobre a Educação Permanente em Saúde na prática das Equipes de Saúde da Família (ESF), assinale a alternativa CORRETA.

As complexas necessidades de saúde do mundo contemporâneo, como as mudanças no perfil demográfico e epidemiológico e as demandas no processo de trabalho em saúde, exigem novas formas de prover a formação dos profissionais da saúde de modo que estejam aptos para lidar com os desafios dos sistemas de saúde. No contexto brasileiro, diversas iniciativas para fomentar processos de transformação da educação dos profissionais e trabalhadores de saúde foram realizadas, e dentre elas muitas alcançaram êxito. Recentemente, é a Educação Interprofissional em Saúde (EIP) a abordagem prioritária que formalmente está sendo incorporada nas políticas de educação na saúde, tendo em vista que é considerada como estratégia potencial para fortalecimento do SUS. A EIP consiste em "ocasiões onde membros ou estudantes de duas ou mais profissões aprendem com os outros, entre si e sobre os outros para aprimorar a colaboração e qualidade dos cuidados e serviços". O Plano de Ação para Implementação da EIP, em sua última versão, apresenta um conjunto de dez atividades, organizadas em cinco linhas de ação. Com relação as linhas de ação, correlacione as colunas a seguir.
Coluna 1
(1)Fortalecimento da EIP como dispositivo para a reorientação dos cursos de graduação em saúde.
(2)Levantamento das iniciativas de EIP no Brasil.
(3)Desenvolvimento docente para a EIP.
(4)Fortalecimento dos espaços de divulgação e produção do conhecimento em EIP.
(5)EIP nos espaços de EPS.
Coluna 2
(__)Ações que visam promover a qualificação docente para o tema da EIP.
(__)Apoiar as escolas de medicina, no contexto do Programa Mais Médicos, para efetivação da EIP.
(__)Apoio à oficina para alinhamento conceitual sobre Educação e Trabalho Interprofissional na área da saúde.
(__)Apoiar as IES parceiras, que apresentam atuação relacionada ao tema, para realizar o levantamento das iniciativas de EIP existentes no País.
(__)Inserção da abordagem da EIP no Ciclo Formativo do eixo do provimento emergencial do Programa Mais Médicos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

Em relação à Atenção Básica em Saúde, analisar os itens abaixo:
I. A Atenção Primária à Saúde (APS) é o primeiro nível de atenção em saúde. II. Trata-se da principal porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS) e do centro de comunicação com toda a Rede de Atenção do SUS.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis