Questões sobre Comportamento Organizacional

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Listagem de Questões sobre Comportamento Organizacional

Considerando as ideias de Herzberg para enriquecer tarefas e estimular os fatores motivacionais, assinale a alternativa correta.

A definição de Liderança refere-se à capacidade de

Um psicólogo é chamado a sugerir modificações na forma como o trabalho é realizado em um contexto organizacional. Se o objetivo é o aumento da motivação dos trabalhadores, e o psicólogo é orientado por uma das clínicas do trabalho, ele deverá sugerir

Considerar o grupo como elemento-chave para entender o comportamento das pessoas deve fazer parte das ferramentas de todo aquele que trabalha para obter resultados por meio do outro. Deve-se olhar o grupo mediante o indivíduo e o indivíduo como reflexo do grupo a que pertence. Sobre os grupos nas organizações, analise.

I. Para administrar pessoas, deve-se compreender que o grupo é maior do que os indivíduos, embora por eles seja constituído. Sendo assim, pode-se afirmar que possuir uma visão sistêmica é o caminho mais adequado para conseguir estabelecer padrões de comportamento desejáveis em uma organização.

II. Compreendendo que os grupos existem, que estabelecem normas de convivência e que essas normas podem ir a favor ou contra aos objetivos organizacionais, o administrador pode estabelecer suas próprias regras comportamentais para interagir de maneira adequada com os diversos grupos e, assim, lograr os seus objetivos.

III. Embora possa parecer simples, gerenciar o comportamento humano é uma tarefa complexa. Os membros das organizações não conseguem reconhecer as diferenças entre os comportamentos socialmente sustentados pelo seu grupo e as cobranças feitas pela organização. Nessas circunstâncias, nem sempre a comunicação constitui um elemento que favorece o adequado gerenciamento.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

Segundo Zanelli (2004), em relação ao comportamento humano no trabalho, ressalta-se que “as teorias sobre atitudes sugerem perspectivas em que atitudes são entendidas como uma rede de sentimentos, crenças e tendências para agir em direção a pessoas, grupos, ideias ou objetos, tornando-se um referencial fértil para o entendimento da afetividade em diferentes contextos, especialmente no trabalho”. Juntamente com este fator, esta teoria é apontada como o principal eixo teórico responsável pelo conhecimento psicossocial aplicado no trabalho durante o século XX, tendo como seus principais representantes os seguintes conceitos atitudinais:

I. satisfação no trabalho;

II. empatia com o trabalho;

III. automotivação no trabalho;

IV. sociabilidade no trabalho;

V. envolvimento com o trabalho;

VI. comprometimento organizacional afetivo.

Sobre as atitudes no trabalho, está(ão) correta(s) apenas a(s) alternativa(s)

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