Questões sobre Comportamento Organizacional

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Listagem de Questões sobre Comportamento Organizacional

A Análise do Comportamento Aplicada é tão antiga quanto a Análise do Comportamento. Desde a década de 1940 há tentativas de aplicação das descobertas da ciência comportamental, embora a Análise do Comportamento Aplicada tenha tido seus critérios definidos apenas algumas décadas depois. Sobre a Análise do Comportamento Aplicada, assinale a afirmativa correta.

Para Chanlat (1996), as publicações e reflexões sobre o comportamento organizacional geralmente focalizam temas como: motivação; liderança; comunicação; dinâmica de grupo etc., desconhecendo ou relegando a um plano secundário as contribuições das ciências políticas e da antropologia no ambiente das organizações. Com base nessa informação, assinale a alternativa incorreta.

Sabe-se que as emoções desempenham um papel importante na organização, mas a área do comportamento organizacional direcionava pouca atenção ao tópico das emoções. Isso se justifica devido à influência

#Questão 603324 - Psicologia, Comportamento Organizacional, IADES, 2017, FHB/DF, Analista de Atividades do Hemocentro

Na área do comportamento organizacional, existem diversas teorias que tratam da liderança em ambientes empresariais e corporativos. Um dos modelos teóricos mais conhecidos e utilizados foi desenvolvido por Paul Hersey e Ken Blanchard, e traz, em linhas gerais, a ideia de que a liderança bemsucedida é alcançada pela escolha de um estilo de liderança adequada ao nível de prontidão dos liderados. No referido modelo teórico, há um enfoque nos liderados e na prontidão destes, isto é, na habilidade e na disposição demonstradas pelas pessoas para a realização de determinada tarefa.

A teoria de Hersey e Blanchard é conhecida como

As organizações, na busca de diminuir o nível de absenteísmo de seus colaboradores, tem buscado formas alternativas para sanar os motivos desse comportamento. Sobre tais formas, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.

I. Horários variáveis.

II. Melhoria das condições de trabalho.

III. Incentivos visando ao desenvolvimento da autodisciplina.

IV. Desligamento do colaborador.

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