Questões sobre Comportamento Organizacional

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Listagem de Questões sobre Comportamento Organizacional

Ações de treinamento e desenvolvimento de pessoas têm sido apontadas por profissionais de recursos humanos e por trabalhadores como importantes processos de gestão de pessoas, responsáveis, em parte, pelo nível de comprometimento dos colaboradores com a organização. As empresas mais bem quistas pelos empregados coincidem com aquelas que realizam grandes investimentos na capacitação de seus colaboradores internos e externos. Com relação ao treinamento em organizações, julgue os itens subseqüentes.

Tratar bem as pessoas indistintamente, em situações de trabalho, é um exemplo de competência pertencente ao domínio afetivo ou atitudinal. Esse tipo de resultado de aprendizagem pode ser adequadamente ensinado por meio de aulas expositivas orais em que o professor ou instrutor explica em detalhes como alguém deve agir diante de outras pessoas no trabalho.

Ações de treinamento e desenvolvimento de pessoas têm sido apontadas por profissionais de recursos humanos e por trabalhadores como importantes processos de gestão de pessoas, responsáveis, em parte, pelo nível de comprometimento dos colaboradores com a organização. As empresas mais bem quistas pelos empregados coincidem com aquelas que realizam grandes investimentos na capacitação de seus colaboradores internos e externos. Com relação ao treinamento em organizações, julgue os itens subseqüentes.

Nas organizações, a aprendizagem humana ocorre de forma natural ou induzida. A aprendizagem natural ocorre espontaneamente, por meio de contatos diretos, observação, imitação, intercâmbio de informações e troca de experiências entre pessoas. Ações de treinamento, educação e desenvolvimento de pessoas são mecanismos de indução da aprendizagem em organizações.

A respeito de aprendizagem e desempenho humano em organizações, julgue os itens seguintes.

O desempenho competente no trabalho depende de complexas relações entre características do indivíduo: conhecimentos, habilidades e atitudes — saber fazer e saber ser —, motivação — querer fazer — e de condições ambientais externas de suporte organizacional — poder fazer.

A respeito de aprendizagem e desempenho humano em organizações, julgue os itens seguintes.

Os processos de aprendizagem natural e de aprendizagem induzida dependem de características dos aprendizes — condições internas — e de condições externas — ambiente, contexto e situações. As condições externas à aprendizagem natural incluem a qualidade das informações disponibilizadas pela organização ao trabalhador e o suporte gerencial, psicossocial e material ao desempenho e à aprendizagem natural.

A respeito de aprendizagem e desempenho humano em organizações, julgue os itens seguintes.

Transferência de aprendizagem envolve processos de generalização e retenção de conhecimentos, habilidades e atitudes. Em avaliação de treinamento, transferência de aprendizagem é definida como a aplicação, no trabalho, de novas aprendizagens adquiridas pelo indivíduo em treinamentos.

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