Questões sobre Comportamento Organizacional

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Listagem de Questões sobre Comportamento Organizacional

Com relação ao comportamento humano no contexto organizacional, julgue os itens seguintes.

A teoria de estabelecimento de metas sustenta que as metas orientam as ações humanas por meio de quatro mecanismos: dirigem a atenção; mobilizam o esforço do indivíduo para a ação; encorajam a persistência da ação e facilitam a criação de uma estratégia de ação.

Com relação ao comportamento humano no contexto organizacional, julgue os itens seguintes.

A hierarquia de necessidades de Maslow, teoria motivacional de conteúdo, sugere uma taxonomia de necessidades humanas em que as mais básicas e inferiores referem-se a necessidades fisiológicas e de estima, e as mais elevadas, a necessidades sociais e de segurança.

Com relação ao comportamento humano no contexto organizacional, julgue os itens seguintes.

O comprometimento no mundo do trabalho pode ser dirigido a diversos objetos sociais, como a organização, o sindicato, a carreira. Pesquisas identificaram quatro padrões de comprometimento quando comparados os compromissos do indivíduo com a carreira/profissão e os que mantêm com a organização: duplo compromisso (altos níveis de compromisso com a organização e com a profissão); duplo descompromisso (baixos níveis de compromisso com a organização e com a profissão); unilateral com a organização (mais compromisso com a organização do que com a profissão); unilateral com a profissão (mais compromisso com a profissão do que com a a organização).

Com relação ao comportamento humano no contexto organizacional, julgue os itens seguintes.

O relacionamento indivíduo-organização é marcado por trocas e reciprocidades. Percepções individuais favoráveis acerca da reciprocidade do relacionamento indivíduoorganização estão associadas positivamente a satisfação e comprometimento afetivo no trabalho.

Com relação ao comportamento humano no contexto organizacional, julgue os itens seguintes.

A famosa teoria de McGregor supõe dois tipos de concepção sobre a natureza da relação homem-trabalho. A primeira, denominada teoria X, apóia-se em três princípios: o homem tem aversão ao trabalho; precisa ser controlado e punido para que se esforce no trabalho e cumpra os objetivos organizacionais; evita responsabilidades, pois está interessado apenas na sua própria segurança pessoal e financeira. A teoria Y, por outro lado, baseia-se em visão mais otimista da relação homem-trabalho. O indivíduo, segundo essa teoria, quer desenvolver-se, procura responsabilidades, é capaz de autodirigir-se e de colocar a sua criatividade a serviço da organização.

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