Questões de Psicologia do ano 2025

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Listagem de Questões de Psicologia do ano 2025

#Questão 1077137 - Psicologia, Teorias e Técnicas Psicoterápicas, CESPE / CEBRASPE, 2025, MPE/CE, Analista Ministerial - Especialidade: Psicologia

No que se refere à psicopatologia e às técnicas psicoterápicas, julgue o item que se segue.


Em se tratando de protocolos de intervenções psicoterápicas em grupo, a ativação comportamental pode funcionar como uma das possíveis estratégias de regulação emocional.  

#Questão 1077138 - Psicologia, Teorias e Técnicas Psicoterápicas, CESPE / CEBRASPE, 2025, MPE/CE, Analista Ministerial - Especialidade: Psicologia

No que se refere à psicopatologia e às técnicas psicoterápicas, julgue o item que se segue.


A planilha de registros de pensamentos disfuncionais é uma técnica da terapia cognitivo-comportamental contraindicada no caso de atendimento de adolescentes, devido às dificuldades destes no estabelecimento de vínculos e estados motivacionais necessários ao tratamento.

#Questão 1077139 - Psicologia, Psicopatologia, CESPE / CEBRASPE, 2025, MPE/CE, Analista Ministerial - Especialidade: Psicologia

        Lucas, criança de 6 anos de idade, tem chamado a atenção de sua professora na escola por apresentar déficits em funções adaptativas, vocabulário reduzido, prejuízos no discurso, repetições de palavras monossilábicas e dificuldades de acatar regras na conversação e na contação de histórias. Preocupada com a situação, a professora solicita agendamento com a família. 

Considerando o caso hipotético precedente, as contribuições da psicopatologia e o Manual Diagnóstico e Estatístico dos Transtornos Mentais (DSM-5-TR), julgue o item a seguir.


Caso se proceda a uma avaliação clínica de Lucas, achados como vocabulário reduzido e prejuízos no discurso podem ser considerados indícios para um possível diagnóstico de transtorno da comunicação. 

#Questão 1077140 - Psicologia, Psicopatologia, CESPE / CEBRASPE, 2025, MPE/CE, Analista Ministerial - Especialidade: Psicologia

        Lucas, criança de 6 anos de idade, tem chamado a atenção de sua professora na escola por apresentar déficits em funções adaptativas, vocabulário reduzido, prejuízos no discurso, repetições de palavras monossilábicas e dificuldades de acatar regras na conversação e na contação de histórias. Preocupada com a situação, a professora solicita agendamento com a família. 

Considerando o caso hipotético precedente, as contribuições da psicopatologia e o Manual Diagnóstico e Estatístico dos Transtornos Mentais (DSM-5-TR), julgue o item a seguir.


Com base nas características relatadas pela professora, é correto concluir que Lucas apresenta diagnóstico de atraso global do desenvolvimento.  

#Questão 1077141 - Psicologia, Psicopatologia, CESPE / CEBRASPE, 2025, MPE/CE, Analista Ministerial - Especialidade: Psicologia

        Lucas, criança de 6 anos de idade, tem chamado a atenção de sua professora na escola por apresentar déficits em funções adaptativas, vocabulário reduzido, prejuízos no discurso, repetições de palavras monossilábicas e dificuldades de acatar regras na conversação e na contação de histórias. Preocupada com a situação, a professora solicita agendamento com a família. 

Considerando o caso hipotético precedente, as contribuições da psicopatologia e o Manual Diagnóstico e Estatístico dos Transtornos Mentais (DSM-5-TR), julgue o item a seguir.


É possível observar, pelo relato da professora, que Lucas apresenta circunlocuções, características do transtorno da fala.

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