Questões de Psicologia do ano 2022

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Psicologia do ano 2022

#Questão 1057532 - Psicologia, Psicologia do Trabalho, Quadrix, 2022, CFP, Especialista em Psicologia - Psicologia Organizacional e do Trabalho

De acordo com Dejours (1992), o medo se constitui em uma das dimensões da vivência dos trabalhadores quase sempre ignorada por todos os estudos em psicopatologia do trabalho, área que se encontra muito propícia para ressaltar essa problemática nova na medida em que constitui uma abordagem específica da relação do homem com a realidade do seu trabalho. Com respeito à relação entre trabalho e medo, julgue os itens a seguir.
I. O medo está presente em todos os tipos de ocupação profissional, inclusive nas tarefas repetitivas e nos trabalhos de escritório, local onde parece ocupar um papel mais modesto. Isso ocorre porque em tais categorias profissionais as pessoas são sempre expostas a riscos, psicológicos ou físicos.
II. O risco em organizações é, via de regra, coletivo na maioria das situações de trabalho em que vários trabalhadores colaboram na mesma tarefa. Assim, apesar de as medidas protetivas coletivas serem mais eficazes, quase sempre são propostas ao trabalhador apenas medidas preventivas individuais que podem ter um caráter material ou psicológico. O problema do medo surge da oposição entre a natureza coletiva do risco residual (que não é completamente eliminado) e a natureza individual da prevenção a cada instante de trabalho.
III. Contra esse medo, os trabalhadores elaboram defesas específicas. Quando são muito eficazes, praticamente não se encontra mais nenhum traço de medo no discurso do trabalhador. Portanto é necessário procurar sinais indiretos, que são justamente esses sistemas defensivos.

Assinale a alternativa correta.

#Questão 1057533 - Psicologia, Gestão de pessoas, Quadrix, 2022, CFP, Especialista em Psicologia - Psicologia Organizacional e do Trabalho

Segundo Limongi-França (2006), o cenário da gestão de pessoas no Brasil mostra que a modernidade, ou a pós-modernidade da cultura, o risco como fator decisório e a difícil união entre comportamento organizacional e competividade impulsionam ações complexas de troca de informações, sistemas virtuais e milhares de formas de viabilizar uma sobrevivência com melhor sintonia entre as necessidades da organização e das pessoas. Com relação ao cenário da gestão de pessoas, assinale a alternativa incorreta.

#Questão 1057534 - Psicologia, Psicologia Organizacional, Quadrix, 2022, CFP, Especialista em Psicologia - Psicologia Organizacional e do Trabalho

Para Hutz, Bandeira, Terentine e Vazquez (2020), trabalhar com instrumentos de avaliação psicológica é um constante desafio, já que pressupõe necessariamente a atualização de conhecimentos por parte do psicólogo. A todo momento, novos testes são lançados, exigindo envolvimento do psicólogo com esses novos instrumentos, seja por meio de estudo, supervisão ou cursos práticos. Além disso, o uso de testes demanda conhecimentos básicos sobre medida em psicologia, ou seja, psicometria, área muitas vezes vista com preconceito por psicólogos, já que envolve certo conhecimento lógico-matemático. Além disso, a proposta de avaliação desses instrumentos pelo Conselho Federal de Psicologia é relativamente recente. Acerca da utilização e da adaptação de instrumentos de avaliação psicológica para o contexto organizacional e do trabalho, assinale a alternativa incorreta.

#Questão 1057535 - Psicologia, Psicologia Organizacional, Quadrix, 2022, CFP, Especialista em Psicologia - Psicologia Organizacional e do Trabalho

Para Griffin e Moorhead (2006), comunicação é o processo social no qual duas ou mais pessoas trocam informações e compartilham possíveis significados. Assim, tal processo afeta profundamente a vida cotidiana e, por conseguinte, o comportamento organizacional. Nas organizações são muitos os propósitos da comunicação; entre eles o de repassar instruções específicas, alcançar ações coordenadas, haja vista a existência de funções e tarefas separadas etc. Sobre a comunicação no trabalho, julgue os itens a seguir.
I. As linhas do organograma, que originariamente mostram as relações de subordinação, também podem representar canais de comunicação por meio dos quais a informação flui, embora a comunicação também possa seguir caminhos que cruzem as linhas de subordinação tradicionais.
II. No mundo contemporâneo é vital para o desenvolvimento das redes de comunicação organizacional o advento de grupos digitais de troca de informações; a saber: listas de distribuição eletrônicas, e--mails, salas de bate-papo, mesas de discussão, aplicativos de mensagens instantâneas, aplicativos de voz e outros sistemas não presenciais de comunicação.
III. Pesquisas indicam alguns possíveis impactos negativos das redes de comunicação. Estudos demonstraram que uma informação não necessariamente verdadeira pode se disseminar rapidamente e impactar a imagem da organização, afetando as posições dos trabalhadores sobre ela. Isso particularmente ocorre em organizações onde existe uma maior rotatividade dos trabalhadores.

Assinale a alternativa correta.

#Questão 1057536 - Psicologia, Comportamento Organizacional em Psicologia, Quadrix, 2022, CFP, Especialista em Psicologia - Psicologia Organizacional e do Trabalho

Segundo Robbins, Judge e Sobral (2010), até o final da década de 1980, o currículo das escolas de administração enfatizava os aspectos técnicos da gestão, focando em economia, contabilidade, finanças e métodos quantitativos. Temas como comportamento e habilidades interpessoais recebiam relativamente pouca atenção. Nas últimas três décadas, contudo, as faculdades de administração começaram a perceber a importância do papel que o conhecimento sobre o comportamento humano tem na eficácia da administração, e cursos voltados para essa área, como comportamento organizacional, liderança, negociação, motivação etc., foram sendo agregados ao currículo. Quanto à importância das habilidades interpessoais, julgue os itens a seguir.
I. No mundo contemporâneo, em que ocorre um ambiente de trabalho extremamente competitivo e exigente, os gestores não podem depender apenas de suas competências técnicas. Eles precisam também de habilidades interpessoais independentemente da situação organizacional exigida.
II. O desenvolvimento de habilidades interpessoais por parte dos gestores auxilia as organizações a atrair e reter trabalhadores com alto nível de desempenho. Ocorre que as habilidades interpessoais dos gestores tendem a criar um ambiente de trabalho mais agradável.
III. Pesquisas indicam que em organizações em que as práticas de liderança e relacionamento são muito bem avaliadas, cerca de 95% dos trabalhadores permanecem por mais de trinta anos na mesma organização, ao passo que nas outras organizações brasileiras esse índice é de apenas cinco por cento.

Assinale a alternativa correta. 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis