Questões de Psicologia

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Psicologia

Num processo seletivo, podemos considerar várias técnicas. Sobre elas, analise as afirmações abaixo:

I. A entrevista, que pode ser estruturada, semiestruturada ou livre, abrange, segundo o objetivo estabelecido, dados referentes à formação escolar, desempenho profissional precedente, interesses e expectativas gerais face ao cargo/organização, aspectos da vida pessoal e formação cultural geral.

II. Na técnica de simulação, tem-se a dramatização de uma situação, que permita averiguar os comportamentos característicos dos candidatos em interação com outras pessoas, segundo o princípio de que, durante a dramatização, a pessoa estabelecerá vínculos e desempenhará os papéis habituais.

III. As provas de conhecimentos são instrumentos, orais ou escritos que, além de aferir as aptidões dos candidatos, permitem avaliar seu nível de conhecimento geral e específico ou suas habilidades e competências para o desempenho prático exigido pelo cargo a ser preenchido.

Está INCORRETO o que se afirma, apenas, em

Idalberto Chiavenato considera que a entrevista de seleção é a técnica de seleção mais utilizada e que a entrevista pessoal tem outras aplicações, como na triagem inicial do recrutamento, seleção de pessoal, aconselhamento e orientação profissional, avaliação de desempenho e desligamento, por exemplo. Esse autor aponta que uma diferença entre a entrevista de triagem e a entrevista de seleção é que a entrevista de triagem é

De acordo com ANDROVANDI et al (2007): “O exame para verificação da responsabilidade penal, no Brasil, é realizado por peritos médicos psiquiatras e o psicodiagnóstico forense, quando solicitado, é complementar à perícia. O psicodiagnóstico, na perícia forense, inclui ainda o estudo dos autos processuais, a entrevista psicológica, a aplicação de testes psicológicos, o estudo dos quesitos e das hipóteses diagnósticas médico-legais.” Os autores, do texto acima, chegaram a algumas conclusões.

 Analise as afirmações abaixo, atribuindo valores de Verdadeiras (V) ou Falsas (F).

( ) A técnica de observação é vista como uma avaliação complementar pericial.

( ) A simulação e a dissimulação são muito mais frequentes em pacientes não vinculados à Justiça.

( ) Os testes psicológicos são capazes de fornecer subsídios para o desenvolvimento de uma avaliação forense, mesmo que utilizados isoladamente.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo:

Existem diversas questões que devem ser consideradas na dinâmica e estrutura de uma família para que seja possível alcançar um diagnóstico do seu funcionamento. Nesse sentido, o aspecto que o terapeuta NÃO deverá considerar para o seu diagnóstico é

O psicólogo, muitas vezes, recebe encaminhamentos de profissionais de saúde, das escolas, de juízes ou de advogados, ou mesmo atende pessoas que o procuram espontaneamente, a fim de obter um psicodiagnóstico. Nesse contexto, considere os objetivos apresentados nos itens a seguir:

I Colher dados sobre a história clínica e pessoal, procurando reconhecer denominadores comuns com a situação atual, do ponto de vista psicopatológico e dinâmico.

II Determinar motivos de encaminhamento, queixas e outros problema iniciais, bem como levantar hipóteses iniciais e definir um plano de avaliação.

III Levantar hipóteses iniciais e definir a abordagem teórico-clínica que será utilizada.

IV Encerrar o processo para confirmação de hipótese diagnóstica do profissional que encaminhou a solicitação.

São objetivos do psicodiagnóstico aqueles presentes nos itens

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis