Questões de Psicologia

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Psicologia

Considerando a pesquisa em psicologia, as medidas e os métodos de pesquisa, julgue os itens a seguir.

É característica da pesquisa qualitativa o caráter exploratório do estudo, que tem o intuito de conhecer e de aprofundar a compreensão de um tema. É fundamental ouvir os participantes e desenvolver o entendimento a partir das ideias do informante e não do pesquisador.

Considerando a pesquisa em psicologia, as medidas e os métodos de pesquisa, julgue os itens a seguir.

As estratégias de investigação associadas à pesquisa quantitativa invocam a concepção pós-positivista: experimentos, quase-experimentos, estudos correlacionais e avaliações pré e pós-teste das atitudes.

Considerando a pesquisa em psicologia, as medidas e os métodos de pesquisa, julgue os itens a seguir.

As abordagens qualitativa e quantitativa representam metodologias dicotômicas, não sendo possível associá-las em pesquisas, uma vez que as questões de pesquisa e os procedimentos dessas abordagens são divergentes entre si.

Um rapaz de dezesseis anos de idade, de profissão desconhecida, solteiro, católico e que cursava o 6.º ano do ensino fundamental, apresentava, havia um ano, agressividade recorrente contra sua irmã. Mostrava-se ausente, desconectado do meio ambiente, preferindo retirar-se e isolar-se do contato com outras pessoas. Apresentava medos difusos e, quando interrogado a respeito disso, dizia estar com problema espiritual. Ele já havia sido internado durante vinte dias, mas acabara saindo no mesmo estado de retraimento e desinteresse. Perante os médicos, apresentava uma postura desafiadora e irônica, afirmando não confiar em psicólogos. “Nunca tive amigos. Às vezes é difícil falar. Eu reúno todas as palavras na cabeça e não me esqueço de nada”, dizia o rapaz. De acordo com a equipe de enfermagem, ele agia com birra e pirraça, além de ter comportamento bizarro, andando com o pé arrastando pela parede. Era irritável, impulsivo contra os outros e si mesmo e insistia que seu problema era espiritual. O exame psíquico evidenciou atenção dispersa, incapacidade de interpretar provérbios, pensamentos desconexos, com associações frouxas e respostas curtas. Muitas vezes, não respondia ao que havia sido perguntado; ficava com a cabeça baixa e feição séria. Ao ser questionado a respeito, o jovem dizia “eu sou de fazer, não sou de falar”.

Considerando esse caso clínico, julgue os itens que se seguem.

O diagnóstico sindrômico é de esquizofrenia simples, devendo-se descartar a ideia de perversão.

Uma senhora procurou terapia por ter recorrentes pesadelos com cenas de violência sexual contra si. No decorrer do processo psicoterápico, a paciente revelou ter sofrido violência física e sexual por familiares e desconhecidos. Nas sessões de tratamento, ela manifestava comportamento infantilizado, além de ter recorrentes desmaios e picos de ansiedade que culminavam em fortes crises de asma.

Considerando o caso clínico apresentado, julgue os itens subsecutivos.

As manifestações de delírio na paciente são evidências de que ela necessariamente apresenta quadro psicótico.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis