Questões de Pedagogia da PS Concursos

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Pedagogia da PS Concursos

José Carlos Libâneo (1985) classifica as tendências pedagógicas segundo a posição que adotam em relação aos condicionantes sociopolíticos da escola, em Pedagogia Liberal (subdividida em tradicional, renovada progressivista, renovada não diretiva e tecnicista) e Pedagogia Progressista (que se subdivide em libertadora, libertária e crítico-social dos conteúdos).
Relacione as colunas:
Coluna 1:
1 - Pedagogia Liberal Tradicional 2 - Pedagogia Liberal Renovada Progressivista 3 - Pedagogia Liberal Renovada Não Diretiva 4 - Pedagogia Liberal Tecnicista
Coluna 2:
( ) Essa tendência subordina a Educação à sociedade. A partir dela, a escola modela o comportamento humano com técnicas específicas, que organizam o processo de aquisição de habilidades, atitudes e conhecimentos específicos, para que os indivíduos se integrem no sistema social global.
( ) A escola centra-se na formação de atitudes e está mais preocupada com os problemas psicológicos dos alunos que com os pedagógicos ou sociais – tanto que os conteúdos escolares são considerados secundários.
( ) Nessa tendência, o papel da escola é adequar as necessidades individuais ao meio social, organizando-se de forma a retratar a vida. O conhecimento resulta da ação docente a partir dos interesses e necessidades dos alunos, valorizando mais os processos mentais e as habilidades cognitivas – isto é, as de conhecimento – que conteúdos organizados racionalmente.
( ) Nessa tendência, a escola tem a função de preparar os alunos intelectual e moralmente para assumir sua posição na sociedade; seu compromisso é com a cultura, já que os problemas sociais pertencem à sociedade.
Marque a sequência CORRETA:

A teoria das inteligências múltiplas (proposta em 1983 por Howard Gardner, pesquisador norte-americano) baseia-se na psicologia desenvolvimentalista e na neuropsicologia. Ela salienta que o ser humano é capaz de desenvolver diferentes inteligências, que funcionam independentemente, mas que estão combinadas em quase todas as atividades razoavelmente sofisticadas. São elas:

Célestin Freinet (1896-1966) desenvolveu uma pedagogia fortemente caracterizada pelo seu engajamento político a favor da classe proletária. Tomando como base sua atuação como professor primário, Freinet posicionou-se contra a escola tradicional e foi um crítico perspicaz da Escola Nova. Dedicou toda a sua vida à experimentação de princípios, métodos e técnicas educacionais alternativos. Para Freinet, a renovação da escola fazia parte de um projeto político mais amplo, isto é, o projeto de transformação da sociedade.
Os princípios educacionais da Pedagogia Freinet que são concernentes a essa concepção social são, EXCETO:

Para desenvolver o processo de ensino e aprendizagem, nas classes de alfabetização, na perspectiva do alfabetizar letrando, segundo os eixos norteadores da Proposta Curricular de Santa Catarina (1998), o perfil do professor-mediador caracteriza-se por critérios indispensáveis à dinâmica de apropriação da leitura e da escrita. Tais critérios orientam-se por atitudes que visam à atuação de um profissional reflexivo e crítico no desempenho da função ‘alfabetizador’. São eles, EXCETO:

A avaliação dos alunos do Ensino Fundamental, segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica deve ser realizada pelos professores e pela escola como parte integrante da proposta curricular e da implementação do currículo, é redimensionadora da ação pedagógica e deve:
I. Assumir um caráter processual, formativo e participativo, ser contínua, cumulativa e diagnóstica.
II. Utilizar vários instrumentos e procedimentos, tais como a observação, o registro descritivo e reflexivo, os trabalhos individuais e coletivos, os portfólios, exercícios, provas, questionários, dentre outros, tendo em conta a sua adequação à faixa etária e às características de desenvolvimento do educando;
III. Assegurar tempos e espaços diversos para que os alunos com menor rendimento tenham condições de ser devidamente atendidos ao longo do ano letivo;
IV. Prover, excepcionalmente, períodos de recuperação, de preferência paralelos ao período letivo, como determina a Lei nº 9.394/96;
V. Possibilitar a aceleração de estudos para os alunos com defasagem idade-série.
Marque a alternativa CORRETA:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis