Questões de Pedagogia da PS Concursos

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Listagem de Questões de Pedagogia da PS Concursos

    Com base na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Ensino Fundamental, quais são as áreas do conhecimento que estruturam a organização dos conteúdos?

    Os parâmetros curriculares nacionais são um documento muito importante para consulta do professor com o fim de nortear suas práticas pedagógicas. O trecho abaixo fala sobre a avaliação no contexto da disciplina de Língua Portuguesa. Sobre o disposto, pode-se concluir que:


Deve funcionar, por um lado, como instrumento que possibilite ao professor analisar criticamente sua prática educativa; e, por outro, como instrumento que apresente ao aluno a possibilidade de saber sobre seus avanços, dificuldades e possibilidades. Nesse sentido, deve ocorrer durante todo o processo de ensino e aprendizagem, e não apenas em momentos específicos caracterizados como fechamento de grandes etapas de trabalho. (PCN, p. 93)


Alternativas:

    O trecho abaixo, retirado dos PCNs de Língua Portuguesa, reflete a respeito do aluno e de suas potencialidades em relação um fenômeno inerente ao nosso idioma. Assinale a alternativa que apresente o conceito descrito no excerto abaixo e que serve de título à seção que é introduzida por este:


Certamente, ele é capaz de perceber que as formas da língua apresentam variação e que determinadas expressões ou modos de dizer podem ser apropriados para certas circunstâncias, mas não para outras. Sabe, por exemplo, que existem formas mais ou menos delicadas de se dirigir a alguém, falas mais cuidadas e refletidas, falas cerimoniosas. Pode ser que saiba, inclusive, que certos falares são discriminados e, eventualmente, até ter vivido essa experiência. (PCN, p.81 e 82)


Alternativas:

    De acordo com os PCNs de Língua Estrangeira, os conteúdos do eixo Conhecimento Sistêmico para os terceiro e quarto ciclos visam desenvolver habilidades como, EXCETO:

    Em articulação com as competências gerais da Educação Básica e as competências específicas da área de Linguagens, o componente curricular de Língua Inglesa deve garantir aos alunos o desenvolvimento de competências específicas. Marque V para verdadeiro e F para falso:


( ) Identificar o lugar de si e o do outro em um mundo plurilíngue e multicultural, refletindo, criticamente, sobre como a aprendizagem da língua inglesa contribui para a inserção dos sujeitos no mundo globalizado, exceto no que concerne ao mundo do trabalho.


( ) Identificar similaridades e diferenças entre a língua inglesa e a língua materna/outras línguas, articulando-as a aspectos sociais, culturais e identitários, em uma relação intrínseca entre língua, cultura e identidade.


( ) Utilizar novas tecnologias, com novas linguagens e modos de interação, para pesquisar, selecionar, compartilhar, posicionar-se e produzir sentidos em práticas de letramento na língua inglesa, de forma ética, crítica e responsável.


( ) Conhecer diferentes patrimônios culturais, materiais e imateriais, difundidos na língua inglesa, com vistas ao exercício da fruição e da ampliação de perspectivas no contato com diferentes manifestações artístico-culturais.


Marque a sequência CORRETA: 

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