Questões de Pedagogia da IPAD

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Pedagogia da IPAD

"O erro é um momento da aprendizagem que deve estimular a reflexão" (Bernard Charlot). A frase, que parece estranha a uma certa concepção pedagógica e, sobretudo, a uma certa concepção de aprendizagem, significa que:

É comum ouvir-se, hoje, a afirmação de que "para que haja aprendizagem não basta que haja ensino". Isto significa que:

Numa dimensão construtiva, a interpretação do erro configura- se como uma oportunidade didática para o professor porque:

1. revela os mecanismos de pensamento do aluno.

2. oferece indícios importantes para a identificação dos processos subjacentes à construção conceitual.

3. oferece novos elementos para o professor refletir sobre suas ações didáticas.

4. favorece novos direcionamentos para a prática pedagógica e o desenvolvimento profissional

Está(ão) correta(s):

... "A discussão sobre o 'erro' provocou muita polêmica em torno do papel do professor no processo de avaliação do aluno e do papel atual da escola. Pinto (2000). A visão construtivista sobre o erro se distancia da forma como o erro é visto no ensino tradicional. Analise as afirmativas abaixo, indicando (T) para o que se refere ao erro no contexto do ensino Tradicional e (C) numa visão construtivista do ensino.

( ) A escola aponta as formas erradas e conduz à memorização das respostas certas.

( ) A responsabilidade do professor é tão somente de verificar as respostas certas e erradas, atribuir a nota e, em seguida, entregar os resultados à secretaria da escola.

( ) O professor analisa os erros dos alunos, identificando a lógica que conduziu às respostas apresentadas.

( ) O professor interessa-se pelos erros, esforça-se para compreendê-los, e oferece ao aluno os meios para tomar consciências deles, identificar sua origem e transpô-los

( ) A análise do erro é uma fonte de informações/subsídios para as decisões do professor em relação a sua prática pedagógica.

A seqüência correta é:

Perenoud (2000) aponta competências "...prioritárias por serem coerentes com o novo papel dos professores, com a evolução da formação contínua, com as reformas da formação inicial, com a ambição das políticas educativas." Em relação aos domínios de competências prioritárias propostas por Perrenoud, analise as afirmativas abaixo:

1. Organizar e dirigir situações de aprendizagem

2. Administrar a progressão das aprendizagens.

3. Administrar a heterogeneidade, ampliar a gestão da classe, trabalhar com alunos portadores de grandes dificuldades, desenvolver a cooperação entre alunos.

4. Utilizar novas tecnologias

5. Envolver os alunos em sua aprendizagem e em seu trabalho.

6. Desenvolver mecanismos para classificar e selecionar os alunos.

7. Trabalhar em equipe.

8. Participar da administração da escola

9. Enfrentar os deveres e dilemas éticos da profissão.

10. Administrar sua própria formação continuada.

Está(ão) correta(s):

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis