Questões de Pedagogia da FEPESE

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Pedagogia da FEPESE

de acordo com o artigo 4º da Resolução CNE/CP nº  2, de 22/12/2017, e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), em atendimento à LDB e ao Plano Nacional de Educação (PNE), são considerados objetivos de aprendizagem e desenvolvimento, a serem desenvolvidas pelos estudantes:

1. Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

2. Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.

3. Desenvolver o senso estético para reconhecer, valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também para participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

4. Utilizar diferentes linguagens –verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos, em diferentes contextos, e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.

5. Valorizar a homogeneidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao empreendedorismo e perpetuação do capitalismo estrutural.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

“É de responsabilidade da educação psicomotora na educação básica desenvolver, desde a infância, a capacidade motora apropriada aos vários níveis de habilidade e mobilidade (…)” (ALVES, 2008).
Com relação à Coordenação Motora Fina, é correto afirmar:
1. Trabalha movimentos amplos com todo o corpo e coloca grupos musculares diferentes ao mesmo tempo em ação.
2. É a capacidade do sujeito de preensão, por meio das mãos, conhecendo cada vez mais os objetos que fazem parte de seu meio ambiente.
3. Desenhar, pular, abotoar e desabotoar, encaixar, recortar, escrever, caminhar. Esses movimentos somente se tornam possíveis por causa do desenvolvimento da coordenação motora fina.
4. É responsável por manter o corpo em equilíbrio, mais especificamente os músculos e as articulações.
5. Abrange a coordenação óculo-manual e exige um alto grau de precisão no movimento para a execução da habilidade específica.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

“A Psicomotricidade é um campo transdisciplinar que estuda as relações e as influências, recíprocas e sistêmicas, entre o psiquismo e a motricidade” (FONSECA, 2001)
Analise as afirmativas abaixo sobre a Psicomotricidade Funcional.
1. Situa-se na concepção de que o processo de desenvolvimento humano é decorrente dos processos de maturação.
2. Esta prática psicomotora tem como estratégia pedagógica a repetição de exercícios com a finalidade de aprimoramento dos diferentes fatores psicomotores.
3. Ocupa-se do corpo de um sujeito valorizando a relação, a afetividade e os aspetos emocionais.
4. Encontra-se centrada em métodos não diretivos em que a sua principal ação se desenvolve no jogo, proporcionando a capacidade de representação, de imaginação e de criatividade.
5. Sustenta-se no diagnóstico do perfil psicomotor, sendo a estratégia pedagógica baseada na repetição de exercícios funcionais, criados especificamente para o equilíbrio estático e dinâmico, a flexibilidade, agilidade e a destreza e outras funções psicomotoras.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

#Questão 892824 - Pedagogia, Legislação da Educação, FEPESE, 2020, Prefeitura de Coronel Freitas - SC, Provas: Professor de Educação Física Professor de Ensino Fundamental

Ao tratar das questões curriculares, a Base Nacional Comum Curricular (2018) enfatiza a necessidade de focar no desenvolvimento de:

#Questão 892830 - Pedagogia, Principais Autores, FEPESE, 2020, Prefeitura de Coronel Freitas - SC, Provas: Professor de Educação Física Professor de Ensino Fundamental

De acordo os estudos de vigotskianos, o conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal significa:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis