Questões de Pedagogia da FEPESE

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Listagem de Questões de Pedagogia da FEPESE

Analise as afirmativas abaixo a respeito da Resolução CNE/CEB nº 4, de 13/07/2010 – Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica:

1. A transversalidade é entendida como uma forma de organizar o trabalho didático-pedagógico em que temas e eixos temáticos são integrados às disciplinas e às áreas ditas convencionais, de forma a estarem presentes em todas elas.

2. A interdisciplinaridade refere-se à dimensão didático-pedagógica, e à transversalidade, à abordagem epistemológica dos objetos de conhecimento.

3. A transversalidade difere da interdisciplinaridade e ambas complementam-se, rejeitando a concepção de conhecimento que toma a realidade como algo estável, pronto e acabado.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) tendo como referência as pesquisas que versam a respeito da importância do desenho para o desenvolvimento psicofísico de uma criança.

( ) O desenho faz parte do desenvolvimento de qualquer ser humano, independentemente de sua idade.

( ) Toda criança passa por um longo processo de evolução em todos os aspectos, mas para isso necessita passar por uma diversidade de estímulos.

( ) A arte de cada cultura revela o modo de perceber, sentir e articular significado e valores que governam os diferentes tipos de revelação entre os indivíduos na sociedade.

( ) A arte solicita a visão, a escuta e os demais sentidos como portas de entrada para uma compreensão mais significativa das questões sociais.

( ) O desenho é uma forma incitadora para a construção de olhares estéticos e artísticos da criança social. Além disso, o desenho ainda permite à criança desenvolver o senso de observação, os mínimos detalhes, a diversidade de cores, formas, texturas, e, também, entrar em contato com grande variedade de materiais, muitas vezes utilizados para realização de atividades artísticas, seja no ambiente da escola, ou fora dela.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

Qual autor defende a premissa que o professor, em sua atividade de ensino, deve propor mediações que sejam capazes de promover o desenvolvimento das funções psicológicas superiores nos estudantes?

Consta nos documentos oficiais que a Política Nacional de Educação Especial, na Perspectiva da Educação Inclusiva, tem como objetivo assegurar a inclusão escolar de estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, orientando os sistemas de ensino para garantir:

1. Acesso ao ensino regular, com participação, aprendizagem e continuidade nos níveis mais elevados do ensino.

2. Transversalidade da modalidade de educação especial desde a educação infantil até a educação superior.

3. Oferta do atendimento educacional especializado.

4. Formação de professores para o atendimento educacional especializado e demais profissionais da educação para a inclusão.

5. Acessibilidade arquitetônica nos transportes, nos mobiliários, nas comunicações e informação.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

De acordo com o artigo 8º da Resolução CNE/CP nº 2, de 22/12/2017 - Base Nacional Comum Curricular (BNCC), os currículos, coerentes com a proposta pedagógica da instituição ou rede de ensino, devem adequar as proposições da BNCC à sua realidade, considerando, para tanto, o contexto e as características dos estudantes, devendo:

1. Contextualizar os conteúdos curriculares, identificando estratégias para apresentá-los, representá-los, exemplificá-los, conectá-los e torná-los significativos, com base na realidade do lugar e do tempo nos quais as aprendizagens se desenvolvem e são constituídas.

2. Decidir sobre formas de organização dos componentes curriculares – disciplinar, interdisciplinar, transdisciplinar ou pluridisciplinar – e fortalecer a competência pedagógica das equipes escolares, de modo que se adotem estratégias mais dinâmicas, interativas e colaborativas em relação à gestão do ensino e da aprendizagem.

3. Selecionar e aplicar metodologias e estratégias didático-pedagógicas diversificadas, recorrendo a ritmos diferenciados e a conteúdos complementares, se necessário, para trabalhar com as necessidades de diferentes grupos de alunos, suas famílias e cultura de origem, suas comunidades, seus grupos de socialização, entre outros fatores.

4. Conceber e pôr em prática situações e procedimentos meritocráticos para motivar e engajar os estudantes nas aprendizagens.

5. Construir e aplicar procedimentos de avaliação somativa e classificatória que levem em conta os contextos e as condições de aprendizagem, tomando tais registros como referência para melhorar o desempenho da instituição escolar, premiar professores e alunos.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

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