Questões de Pedagogia da FCC

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Pedagogia da FCC

#Questão 1047986 - Pedagogia, Principais Autores, FCC, 2022, SEC-BA, Coordenador Pedagógico Padrão P - Grau III - para Escolas Indígenas

O respeito, então, ao saber popular implica necessariamente o respeito ao contexto cultural. A localidade dos educandos é o ponto de partida para o conhecimento que eles vão criando do mundo. “Seu” mundo, em última análise é a primeira e inevitável face do mundo mesmo.
(FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992, p. 86)
Com base no trecho acima, é correto afirmar que, para Paulo Freire, 

#Questão 1047987 - Pedagogia, Legislação da Educação, FCC, 2022, SEC-BA, Coordenador Pedagógico Padrão P - Grau III - para Escolas Indígenas

As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores Indígenas informam no artigo 8 que Os projetos pedagógicos de cursos da formação de professores indígenas devem ser construídos no âmbito das instituições formadoras de modo coletivo, possibilitando uma ampla participação dos povos indígenas envolvidos com a proposta formativa e a valorização dos seus conhecimentos e saberes. Considerando as Diretrizes, os projetos pedagógicos devem 

#Questão 1047988 - Pedagogia, Legislação da Educação, FCC, 2022, SEC-BA, Coordenador Pedagógico Padrão P - Grau III - para Escolas Indígenas

O Referencial Curricular Nacional para as Escolas Indígenas (RCNEI) indica que são características da educação escolar indígena ser diferenciada, ser específica, ter caráter comunitário, ser intercultural, ser bilíngue/multilíngue. A escola com essas características 

#Questão 1047989 - Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, FCC, 2022, SEC-BA, Coordenador Pedagógico Padrão P - Grau III

Um trabalho efetivamente interdisciplinar, do ponto de vista epistemológico e didático, consiste no método de pesquisa e ensino voltado para a interação de duas ou mais disciplinas, num processo que pode ir da simples comunicação de ideias até a integração recíproca de finalidades, objetivos, conceitos, conteúdos, terminologias, metodologias, procedimentos, dados e formas de organizá-los e sistematizá-los no processo de elaboração do conhecimento.
(ABREU, N. G. de. Concepções de interdisciplinaridade no trabalho docente dos professores de Ensino Médio da rede estadual e a reforma curricular: um estudo de caso. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2009)
A partir da reflexão apresentada no trecho lido, é correto afirmar que o trabalho interdisciplinar

#Questão 1047990 - Pedagogia, Legislação da Educação, FCC, 2022, SEC-BA, Coordenador Pedagógico Padrão P - Grau III

Nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio, instituída pela Resolução 06/2012, a interdisciplinaridade emerge como princípio que deve ser assegurado no currículo e prática pedagógica, visando superar a fragmentação de conhecimentos e a segmentação curricular. Todavia, nesse texto não há uma definição mais precisa do que seria a interdisciplinaridade, restringindo-se apenas a apontar a importância desse princípio juntamente com o da contextualização para a organização do currículo.
(MORAIS, R. P. de; MAIA FILHO, O. N.; GOMES, V. C. A interdisciplinaridade no Ensino Médio integrado: mediações com a proposta pedagógica da reforma do Ensino Médio. In: Germinal: marxismo e educação em debate. Salvador, v. 14, n. 1, abr. 2022, p. 556)
Diante das informações presentes no trecho, é correto afirmar que a interdisciplinaridade 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis