Questões de Pedagogia da Colégio Pedro II

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Pedagogia da Colégio Pedro II

#Questão 1049152 - Pedagogia, Principais Autores, Colégio Pedro II, 2022, Colégio Pedro II, 2022 - Colégio Pedro II - Professor - Educação Infantil

Paulo Freire, em Pedagogia da autonomia, apresenta alguns saberes demandados pela prática educativa que se deseja ética. A pedagogia freiriana é fundamentada por uma concepção ética da educação na qual está presente uma certa concepção de ser. Em suas palavras:


Mulheres e homens, seres histórico-sociais, nos tornamos capazes de comparar, de valorar, de intervir, de escolher, de decidir, de romper, por tudo isso, nos fizemos seres éticos. Só somos porque estamos sendo. Estar sendo é a condição, entre nós, para ser. Não é possível pensar os seres humanos, longe, sequer, da ética, quanto mais fora dela. (FREIRE, 1996, p. 33)


FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1996.


Um dos saberes da prática educativa proposto pela pedagogia freiriana preconiza que ensinar exige

#Questão 1049153 - Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Colégio Pedro II, 2022, Colégio Pedro II, 2022 - Colégio Pedro II - Professor - Educação Infantil

Uma profissão precisa registrar o seu patrimônio, o seu arquivo de casos, as suas reflexões, pois só assim poderá ir acumulando conhecimentos e renovando práticas. É uma questão decisiva que deve estar presente desde o início da formação de professores. Uma profissão que não se escreve também não se inscreve, nem se afirma publicamente. (NÓVOA, 2017, p. 1.128-1.129)
NÓVOA, A. Firmar a posição como professor, afirmar a profissão docente. Cadernos de Pesquisa, v. 47, n. 166, out.-dez. 2017.
Com base no destaque acima, é correto afirmar que cabe ao professor da Educação Infantil 

#Questão 1049154 - Pedagogia, Educação Infantil, Colégio Pedro II, 2022, Colégio Pedro II, 2022 - Colégio Pedro II - Professor - Educação Infantil

Leia o poema Certas palavras, de Carlos Drummond de Andrade (2016, p. 16): 


Certas palavras não podem ser ditas

em qualquer lugar e hora qualquer.

Estritamente reservadas

para companheiros de confiança,

devem ser sacralmente pronunciadas

em tom muito especial

lá onde a polícia dos adultos

não adivinha nem alcança.

Entretanto são palavras simples: definem partes do corpo, movimentos, atos do viver que só os grandes se permitem e a nós é defendido por sentença dos séculos.
E tudo é proibido. Então, falamos. 


ANDRADE, C. D. Vou crescer assim mesmo: poemas sobre infância.

São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2016. 


A potência humana para a linguagem é considerada, pela tradição do pensamento ocidental, marca da distinção entre humanos e animais. A linguagem é compreendida em uma dupla acepção, é ao mesmo tempo condição de transmissibilidade das tradições e culturas e índice de uma especificidade da natureza humana.


Considerando o exposto, é correto afirmar, a respeito da relação entre linguagem e infância, que 

#Questão 1049155 - Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Colégio Pedro II, 2022, Colégio Pedro II, 2022 - Colégio Pedro II - Professor - Educação Infantil

Imagem associada para resolução da questão

BILL WATTERSON. Calvin e Haroldo. São Paulo: Conrad, 2018 (modificado).
Entende-se que o brincar seja uma forma determinante de uma criança estar e ser no mundo, se apresentar ao mundo e apresentar o mundo. A brincadeira possui a potência de deslocar sentidos, instituindo novos, ressignificando conceitos, valores e práticas já habituais. Seu reconhecimento como expressão própria da infância, e que se acredita não restrita apenas às crianças, é o que mobiliza esta proposta pedagógica. (p.115)
COLÉGIO PEDRO II. Projeto Político Pedagógico Institucional, 2017. Disponível em: http://www.cp2.g12.br. Acesso em: 15 ago. 2022.

Com base no trecho acima e na tirinha de Calvin e Haroldo, é correto afirmar que 

#Questão 1049156 - Pedagogia, Educação Infantil, Colégio Pedro II, 2022, Colégio Pedro II, 2022 - Colégio Pedro II - Professor - Educação Infantil

A insistência em demarcar a educação infantil em relação ao ensino fundamental em termos de oposição seria um comportamento avestruz diante da realidade nacional, como que representando a vontade de fazer uma reserva de domínio, em uma atitude descomprometida com o aluno que ingressa no ensino fundamental, mas não deixa de ser criança por isso. (KUHLMANN JR., 2001, p. 63)
KUHLMANN JR., M. Educação Infantil e currículo. In: FARIA, A. L.; PALHARES, M. (Org.) Educação Infantil pós-LDB: rumos e desafios. Campinas: Autores Associados, 2001.

Considerando o trecho acima e o artigo 11 das DCNEI, que se ocupa da transição para o Ensino Fundamental, é correto afirmar que, na Educação Infantil, a proposta pedagógica deve prever formas  

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis