Questões de Pedagogia da Colégio Pedro II

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Pedagogia da Colégio Pedro II

#Questão 1049147 - Pedagogia, Educação Infantil, Colégio Pedro II, 2022, Colégio Pedro II, 2022 - Colégio Pedro II - Professor - Educação Infantil

Três metamorfoses, nomeio-vos, do espírito: como o espírito se torna camelo e o camelo, leão e o leão, por fim, criança.

(...)

Inocência, é a criança, e esquecimento; um novo começo, um jogo, uma roda que gira por si mesma, um movimento inicial, um sagrado dizer “sim”.

Sim, meus irmãos, para o jogo da criação é preciso dizer um sagrado “sim”; o espírito, agora, quer a sua vontade, aquele que está perdido para o mundo conquista o seu mundo.

Nomeei-vos três metamorfoses do espírito: como o espírito tornou-se camelo e o camelo, leão e o leão, por fim, criança – Assim falou Zaratustra. E achava-se, nesse tempo, na cidade chamada A Vaca Pintalgada. (NIETZSCHE, 2006, p. 53)


NIETZSCHE, F. Assim falou Zaratustra: um livro para todos e para ninguém.

Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006.


É correta a inferência, com base no trecho acima, que se trata de uma ideia de infância 

#Questão 1049148 - Pedagogia, Tecnologias Educacionais, Colégio Pedro II, 2022, Colégio Pedro II, 2022 - Colégio Pedro II - Professor - Educação Infantil

“Esse aqui não é igual ao Zoom que dá pra ver e passar os amigos” - comenta Jonas no encontro on-line da turma pela plataforma Google Meet. (Registro da professora, 2021)


A tecnologia está cada vez mais presente na rotina das crianças desde a mais tenra idade, seja em casa, seja na escola, o que leva a um novo campo de estudos, no qual se insere o trabalho de Sarmento e Barra, que se dedicam às interações desse público na rede.


SARMENTO, M.; BARRA, S. M. Os saberes das crianças e as interações na rede.

Revista Zero-A-Seis, Florianópolis: UFSC, v. 8, n.14, jul.-dez. 2006.

Disponível em: https://periodicos.ufsc.br. Acesso em: 15 ago. 2022.


No contexto pandêmico da covid-19, as escolas públicas de Educação Infantil enfrentaram o dilema do trabalho remoto com as crianças pequenas. A respeito da relação das crianças com a internet e com os dispositivos tecnológicos, na perspectiva de Sarmento e Barra (2006), é correto afirmar que  

#Questão 1049149 - Pedagogia, Legislação da Educação, Colégio Pedro II, 2022, Colégio Pedro II, 2022 - Colégio Pedro II - Professor - Educação Infantil

[...] quando pensamos a escola como um espaço específico de formação inserida num processo educativo bem mais amplo, encontramos mais do que currículos, disciplinas escolares, regimentos, normas, projetos, provas, teses e conteúdos. A escola pode ser considerada, então, como um dos espaços que interferem na construção da identidade negra. O olhar lançado sobre o negro e sua cultura, na escola, tanto pode valorizar identidades e diferenças quanto pode estigmatizá-los, discriminá-los e até mesmo negá-los. (GOMES, 2003, p.171-172)


GOMES, N. L. Educação, identidade negra e formação de professores/as: um olhar sobre o corpo negro e o

cabelo crespo. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 29, n. 1, p. 167-182, jan.-jul. 2003.


Com base no trecho acima, assinale a alternativa cujas propostas NÃO estão de acordo com a Lei n. 11.645/2008, que torna obrigatório o estudo da história e cultura indígena e afro-brasileira na educação básica. 

#Questão 1049150 - Pedagogia, Legislação da Educação, Colégio Pedro II, 2022, Colégio Pedro II, 2022 - Colégio Pedro II - Professor - Educação Infantil

Segundo Tiriba (2006, p. 15):
Considerando que vivemos uma situação de emergência planetária, será necessário pensar os objetivos da Educação em função de escolhas que envolvem novas formas de pensar a existência humana sobre a Terra.
TIRIBA, L. Crianças, natureza e Educação Infantil. 29ª Reunião Anual da Anped. Caxambu (MG), 2006.

Assinale a alternativa correta acerca do direito das crianças ao convívio com a natureza, de acordo com a perspectiva da autora. 

#Questão 1049151 - Pedagogia, Educação Infantil, Colégio Pedro II, 2022, Colégio Pedro II, 2022 - Colégio Pedro II - Professor - Educação Infantil

Sem dúvida, a infância surgiu como um outro do adulto, assim como o negro foi estabelecido como outro do branco.


NOGUEIRA, R.; ALVES, L. Infância diante do racismo: teses para um bom combate.

Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 44, n. 2, 2019.


Analise as afirmativas a seguir, que tratam da relação adulto-criança, classificando-as como verdadeiras (V) ou falsas (F):


( ) Ainda encontramos na escola diversos modos de assujeitamento da criança às práticas do adulto, muitas vezes fundamentadas em uma concepção de criança como ser incompleto, segundo a qual o adulto é a figura de autoridade que sabe o que é melhor para elas.

( ) A relação vertical entre adulto e criança manifesta-se como uma das expressões de dominação na sociedade capitalista que se materializa em outras, tais como; empresário x trabalhador; gestor x professor; crianças brancas x crianças negras; crianças pequenas x crianças grandes.

( ) Atentar-se às manifestações infantis implica deslocamento por parte do adulto, logo, permitir que a criança brinque colabora para a construção de práticas horizontalizadas no cotidiano escolar.


A sequência correta é 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis