Questões de Pedagogia da Avança SP

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Pedagogia da Avança SP

De acordo com Jussara Hoffmann, numa concepção mediadora de avaliação:
I – Atividades avaliativas devem ser problematizadoras, proporcionando o diálogo e momentos de troca de ideias entre os alunos.
II – Avaliar significa uma ação provocativa do professor, desafiando o educando a formular e reformular hipóteses.
III – Avaliar deve ser compartilhado com as famílias, buscando junto a elas a melhoria da aprendizagem dos alunos.
Assinale a alternativa correta: 

“Um dos maiores objetivos para o estudo da Matemática na escola é desenvolver a habilidade de resolver problemas. [...] não só pela sua importância como forma de desenvolver várias habilidades, mas especialmente por possibilitar ao aluno a alegria de vencer obstáculos criados por sua própria curiosidade, vivenciando, assim, o que significa fazer Matemática.” (SMOLE; DINIZ; CÂNDIDO, 2000, p. 13).
A partir do excerto do texto acima, assinale (V) verdadeiro ou (F) falso:
( ) Os grupos de trabalho tornam-se indispensáveis nas propostas de resolução de problemas.
( ) Os erros fazem parte do processo de aprendizagem, devendo ser explorados e utilizados de maneira a gerar novos conhecimentos.
( ) Para resolver problemas é preciso que as crianças sejam leitoras.
( ) O registro das resoluções de problemas na Educação Infantil pode ocorrer através da oralidade, desenho, escrita e linguagem matemática.
( ) Para resolver problemas as crianças precisam ter algum conhecimento sobre operações e sinais matemáticos.

Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 

As problematizações, de acordo com Katia Smole devem ser uma constante nas aulas, desde a Educação Infantil. Sendo assim, no planejamento do professor deve sempre haver uma situação–problema a ser discutida e resolvida pelas crianças. Nesta concepção, existem várias propostas de resolução de problemas, entre elas, aquelas baseadas em: 

Considerando os estudos de Kátia Smole em relação a Resolução de Problemas, analise os itens a seguir:
I – O conhecimento matemático não se constitui em um conjunto de fatos a serem memorizados. II – Para resolver problemas adequadamente, a criança precisa dominar conceitos numéricos. III – É função do professor observar as ações das crianças na Resolução de Problemas e interferir para que avancem e superem obstáculos.
Assinale a alternativa correta: 

A publicação “Critérios para um Atendimento em Creches que Respeite os Direitos Fundamentais das Crianças” (BRASIL, 2009) aborda, em linguagem simples, normas, recomendações e diretrizes para o atendimento de crianças pequenas em ambiente de Creche. Quanto às políticas de creche que respeita os direitos fundamentais da criança, assinale abaixo a única alternativa que não compõe esses direitos:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis