Questões de Pedagogia da Avança SP

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Listagem de Questões de Pedagogia da Avança SP

Ao analisar as diferentes fases e concepções já vivenciadas pela orientação educacional no Brasil, assinale a alternativa que corresponde aos seguintes atributos: “Nesse período, entre outras atribuições e linhas de atuação, o orientador educacional é compreendido como um profissional que atua num processo dialógico entre escola e sociedade, constituindo-se como um pesquisador da realidade a fim de melhor detectar e encaminhar as necessidades educativas da comunidade escolar”

Dentre os objetivos definidos pela Resolução CNE/CEB 04/2010, analise o objetivo abaixo e complete-o com o termo correspondente.
“Estimular a reflexão _____________ que deve subsidiar a formulação, a execução e a avaliação do projeto político-pedagógico da escola de educação básica” 

Analise cada assertiva, marque V (verdadeiro) e F (falso) e, posteriormente, a alternativa pertinente.

[  ] A gestão escolar é o meio pelo qual as instituições educacionais são conduzidas e organizadas, tendo em vista prioritariamente os fatores de ordem estrutural.
[  ] As ações adotadas pela gestão de cada escola constituem os métodos e as perspectivas a serem implementadas para o desenvolvimento dos processos educativos.
[  ] Os moldes da administração clássica do ensino público foram totalmente substituídos por modelos de gestão mais democráticos que caracterizam a realidade da contemporaneidade.
[  ] A palavra gestão tem sua origem do latim “gestio”, que quer dizer “ato de administrar, de gerenciar”, ou seja, a ação de gerir determinado órgão ou instituição tem como incumbência geral a administração em seus mais variados aspectos.

De acordo com a Política Nacional da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, em 2003, o Ministério da Educação cria o Programa Educação Inclusiva: direito à diversidade. Em consonância ao referido programa, analise as assertivas abaixo:

I – O Programa Educação Inclusiva: direito à diversidade visa transformar os sistemas de ensino em sistemas educacionais individualizados.
II – O Programa Educação Inclusiva: direito à diversidade visa transformar os sistemas de ensino em sistemas educacionais inclusivos.
III – O Programa Educação Inclusiva: direito à diversidade visa promover um amplo processo de formação de gestores e educadores nos municípios brasileiros para a garantia do direito de acesso de todos à escolarização.
IV – O Programa Educação Inclusiva: direito à diversidade visa organizar o atendimento educacional especializado e a promoção da acessibilidade.

É verdadeiro o que se afirma em:

De acordo com o Parecer CNE/CEB 11/2010, em âmbito educacional, qual dos direitos, abaixo elencados, tem se firmado como resultado de movimentos sociais, em que se percebe o atendimento às demandas individuais?

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