Questões de Pedagogia da ACCESS Seleção

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Pedagogia da ACCESS Seleção

"A chamada Escola Nova trouxe à baila a discussão da relação professor/aluno, (mas) não alterou, na prática, a relação de poder em sala de aula."

Assinale a alternativa correta sobre o objetivo do ensino da História para uma relação que inclua a realidade e os interesses próprios do aluno.

O currículo constitui um importante instrumento na educação tanto de conservação quanto de transformação dos conhecimentos historicamente acumulados. O entendimento de que o currículo é um campo de investigação que problematiza discussões essenciais à educação relativas a aspectos culturais, ideológicos e de poder está em consonância com as teorias que fundamentam o currículo em uma perspectiva:

A característica definidora da constituição humana não é um somatório entre fatores inatos e adquiridos e sim uma interação dialética que se dá, desde o nascimento, entre os seres humanos e o meio social e cultural em que se inserem. A perspectiva acima expressa uma concepção de aprendizagem:

As teorias construtivistas de base psicopedagógica nos revelam que as pessoas aprendem cada uma a seu tempo, realizando aprendizagens significativas a partir das relações que estabelecem com seus conhecimentos prévios, com o outro, com o objeto de conhecimento a ser conhecido.

Sabemos que as pessoas vão construindo seu conhecimento ao longo do tempo, nem sempre de forma linear.

Os alunos formam seu conhecimento por diferentes meios: por sua participação em experiências diversas, por exploração sistemática do meio físico ou social, ao escutar atentamente um relato, ao assistir a um programa de televisão, ao ler um livro, ao aprender os conteúdos escolares propostos na escola, etc.

Esses conhecimentos são armazenados na mente, organizados em unidades que chamamos esquemas de conhecimento e que mantêm conexões entre si. A estrutura cognoscitiva poderia ser concebida como um conjunto de esquemas convenientemente relacionados.

Essas construções pessoais dos alunos podem variar conforme o nível de desenvolvimento, a educação escolar recebida e a quantidade e qualidade das aprendizagens realizadas.

As questões colocadas acima dizem respeito ao:

16 Vigotsky afirma que o bom ensino é aquele que se adianta ao desenvolvimento, ou seja, que se dirige às funções psicológicas que estão em vias de se completarem.

(Rego, 2001)

Isso significa dizer que, na abordagem sociointeracionista, a qualidade do trabalho pedagógico está associada à:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis