Questões sobre Processo de ensino-aprendizagem

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Processo de ensino-aprendizagem

O estudo do desenvolvimento do ser humano constitui uma área do conhecimento da Psicologia cujas proposições nucleares concentram-se no esforço de compreender o homem em todos os seus aspectos, englobando fases desde o nascimento até o seu mais completo grau de maturidade e estabilidade. Jean Piaget dividiu os períodos do desenvolvimento humano de acordo com o aparecimento de novas qualidades do pensamento. Segundo o educador, cada período é caracterizado por aquilo que de melhor o indivíduo consegue fazer nessas faixas etárias.

 O segundo período de desenvolvimento considerado por Piaget é o período pre-operatório , que coincide com a fase pré-escolar e vai dos dois anos de idade até os sete anosemmédia. Este período é marcado:

“Além de construir seu conhecimento e domínio do sistema ortográfico, o aprendiz da língua escrita também deve construir o conhecimento e o uso da escrita como discurso, isto é, como atividade real de enunciação, necessária e adequada a certas situações de interação, e concretizada em uma unidade estruturada – o texto – que obedece a regras discursivas próprias (recursos de coesão, coerência, informatividade, entre outros).” (SOARES, 2003, p. 105)

É correto afirmar que a autora se refere ao texto enquanto prática social em qual perspectiva? Assinale a alternativa correta:

Em relação à construção das estruturas cognitivas, é correto afirmar:

( ) Nossa estrutura cognitiva está configurada por uma rede de esquemas de conhecimento.

( ) Os esquemas de conhecimento se definem como as representações que uma pessoa possui, num momento dado de sua existência, sobre algum objeto de conhecimento.

( ) Ao longo da vida os esquemas de conhecimento são revisados, modificados, tornando-se mais complexos e adaptados à realidade, mais ricos em relações.

( ) A natureza dos esquemas de conhecimento de um aluno independe de seu nível de desenvolvimento e dos conhecimentos prévios que pôde construir.

( ) A situação de aprendizagem pode ser concebida como um processo de comparação, de revisão e de construção de esquemas de conhecimento sobre os conteúdos escolares.

Considerando (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as falsas, temos a seguinte sequência, de cima para baixo:

(...) O ofício docente exige a negociação constante, quer com relação às estratégias de ensino ou de avaliação, quer com relação aos objetivos e até mesmo aos conteúdos preconizados – sempre com vistas à flexibilização das delegações institucionais e das formas relacionais (AQUINO, 2000, p. 98).

Assinale a alternativa que apresenta o conjunto dos principais quesitos para a construção negociada na relação professor(a)/aluno(a)/conhecimento.

Em relação ao trabalho com o conhecimento escolar, analise as seguintes afirmativas.

I. Em uma perspectiva de avanço na educação é importante considerar os conhecimentos dos/as alunos/as como redes tecidas através de processos de aprendizagem singulares, múltiplos e imprevisíveis, uma vez que cada educando incorpora as novas informações às suas próprias redes de modo diferente dos demais.

II. O pensar interdisciplinar parte da premissa de que nenhuma forma de conhecimento é em si mesma exaustiva, uma vez que dialoga com outras fontes de saber.

III. A interdisciplinaridade na escola deve consistir na criação de uma mistura de conteúdos ou métodos de diferentes disciplinas.

IV. A transposição didática conservadora, que assume o currículo como uma progressão regular e linear de saberes, está embasada na abordagem construtivista e genética do desenvolvimento e dos conhecimentos.

Quais estão INCORRETAS?

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis