Questões sobre Principais Autores

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Principais Autores

#Questão 892736 - Pedagogia, Principais Autores, FCC, 2020, AL-AP, Analista Legislativo - Pedagogo

Em tempos em que a sociedade brasileira encontra-se polarizada, dividida em extremos que pouco escutam e muito falam, o diálogo é fundamental e necessário, e encontra na teoria freireana alicerce fundamental. Diálogo pressupõe a escuta e o respeito ao outro, assim como a necessária compreensão de que não existem dicotomias de saberes quando se dialoga. É bem verdade que o diálogo freireano, ainda que sob forte componente filosófico-humanizador, integra-se fortemente ao campo educacional.

(RIBEIRO, 2018, Revista Horizontes)


Sobre Paulo Freire, é correto afirmar:

#Questão 892781 - Pedagogia, Principais Autores, FACET Concursos, 2020, Prefeitura de Capim - PB, Provas: Professor B - Ciências Professor B - Educação Física Professor B - Geografia Professor A - Inglês Professor de Matemática Orientador Educacional

De acordo com Libâneo, a formação profissional é um processo pedagógico proposital e organizado no qual os professores realizam uma preparação teórica e científica para orientar o processo de ensino com competência. Essa formação é composta por duas dimensões:

Os métodos de ensino são as ações do professor pelas quais se organizam as atividades de ensino e dos alunos para atingir objetivos do trabalho docente em relação a um conteúdo específico (LIBANÊO, 2013, p. 167). Neste sentido, marque V para verdadeiro e F para falso:

(__) O método de ensino expressa a relação conteúdo-método, no sentido de que tem como base um conteúdo determinado.
(__) Os métodos dependem dos objetivos que se formulam tendo em vista o conhecimento e a transformação da realidade.
(__) Antes de se constituírem em passos, medidas e procedimentos, os métodos de ensino se fundamentam em um método de reflexão e ação sobre a realidade educacional.
(__) Os métodos de ensino são determinados por uma concepção sociopolítica e pedagógica do processo educativo.

A sequência correta é:

A Didática e a formação profissional do professor, segundo Libâneo (2003), trazem duas dimensões da formação do professor para o trabalho didático em sala de aula. Nessa perspectiva, marque V para verdadeiro e F para falso:

(__) A primeira destas dimensões é a teóricocientífica formada de conhecimentos de filosofia, sociologia, história da educação e pedagogia.

(__) A segunda é a prática, que representa o trabalho docente incluindo a didática, metodologias, pesquisa e outras facetas práticas do trabalho do professor.
(__) A primeira destas dimensões é a científica formada de conhecimentos de filosofia, sociologia, história da educação e pedagogia.
(__) A segunda é a técnico–prática, que representa o trabalho docente incluindo a didática, metodologias, pesquisa e outras facetas práticas do trabalho do professor.

A sequência correta é:

Para Libâneo (2013), os princípios básicos do ensino fundamentam teoricamente a orientação do trabalho docente. Estes princípios também indicam e orientam a atividade do professor rumo aos objetivos gerais e específicos. Estes princípios básicos de ensino são:

I. Ter caráter comum e sistemático.
II. Ser compreensível e possível de ser assimilado.
III. Assegurar a relação conhecimento-prática. Assentar-se na unidade ensino-aprendizagem.
IV. Garantir a solidez dos conhecimentos; Levantar vínculos para o trabalho coletivo.

Assinale a alternativa correta:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis