Questões sobre Principais Autores

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Principais Autores

Leia o texto abaixo:


Segundo Piaget, a criança passa por quatro fases de desenvolvimento até chegar na adolescência. Esses estágios estão relacionados com a capacidade cognitiva do ser humano, ou seja, com a construção do conhecimento na psiquê. São eles:


1- Estágio sensório motor

2- Estágio pré-operacional

3- Estágio das operações concretas

4- Estágio das operações formais


Relacione os estágios corretamente:

( ) O raciocínio lógico se desenvolve e o indivíduo já começa a pensar por si só, ao mesmo tempo em que tem a capacidade de criar teorias e refletir sobre as possibilidades do mundo. Trata-se, portanto, de uma fase de autonomia.

( ) Essa fase está relacionada com a capacidade cognitiva de resolução concreta de alguns problemas. Nela, a criança começa a ter uma capacidade maior de interpretação e, portanto, já consegue resolver alguns problemas básicos. Alguns conceitos são interiorizados, por exemplo, dos números e das operações matemáticas.

( ) Nessa fase as sensações e a coordenação motora da criança são desenvolvidas. Ainda que a capacidade de cognição seja limitada, nesse momento, ela começa a perceber o mundo ao seu redor dando início ao reconhecimento de objetos.

( ) Com o desenvolvimento da fala, a criança começa a nomear os objetos que a rodeiam ao mesmo tempo em que passa a ter uma capacidade mental de lembrar deles (representação mental). O raciocínio começa também a ser desenvolvido, embora esteja em sua fase inicial.


A sequência correta está na alternativa:

#Questão 1051194 - Pedagogia, Principais Autores, UFPR, 2022, Prefeitura de Almirante Tamandaré - PR, Professor de Educação Básica - Anos Iniciais

O educador Paulo Freire, ao longo de sua trajetória, refletiu sobre os saberes necessários ao educador para a construção de uma prática educativa democrática. Sobre o tema, assinale a alternativa correta.

#Questão 1051305 - Pedagogia, Principais Autores, FUMARC, 2022, PC-MG, Analista da Polícia Civil - Área de Pedagogia

Para Piaget, o desenvolvimento da criança apresenta diferentes estágios denominados fases de transição.
São fases de transição definidas pelo autor, EXCETO:

#Questão 1051326 - Pedagogia, Principais Autores, UFPR, 2022, Prefeitura de Almirante Tamandaré - PR, Professor de Educação Básica - Educação Infantil

Para Lev Semionovich Vygotsky, “aprendizagem e desenvolvimento não entram em contato pela primeira vez na idade escolar, portanto, mas estão ligados entre si desde os primeiros dias de vida da criança.” (VYGOSTSKY, 2010, p. 11). A partir dessa perspectiva teórica, considere as seguintes afirmativas:


1. Os processos de aprendizagem das crianças são especificamente relacionados à educação escolar.

2. A interação com sujeitos mais experientes desde o nascimento da criança impulsiona o desenvolvimento e a aprendizagem.

3. A aprendizagem ocorre em todas as ações que envolvem a mediação entre os sujeitos ao longo da vida.

4. O desenvolvimento das crianças não depende necessariamente das aprendizagens nas instituições educacionais.


Assinale a alternativa correta. 

O papel da avaliação é diagnosticar a situação da aprendizagem, tendo em vista subsidiar a tomada de decisão para a melhoria da qualidade do desempenho do educando (LUCKESI, 2011). Nesse contexto, a avaliação, segundo o autor, é:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis