Questões sobre Planejamento Educacional

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Planejamento Educacional

Na Escola Municipal Mendes Pimentel, os professores ao elaborarem o plano de ensino para suas turmas precisam considerar:


I. o perfil dos alunos e o projeto pedagógico da instituição.

II. a elaboração dos conteúdos com verbos no infinitivo.

III. a ementa de forma sucinta e objetiva.

IV. os critérios usados, pesos e formas de avaliação.

V. a priorização dos conteúdos procedimentais em seções.


Estão CORRETAS apenas: 

Para Celso dos S. Vasconcellos, em Planejamento: projeto de ensino-aprendizagem e projeto políticopedagógico (São Paulo: Libertad, 2002):
“O planejamento, enquanto construção-transformação de representações, é uma mediação teóricometodológica para a ação, que, em função de tal mediação, passa a ser consciente e intencional. Tem por finalidade procurar fazer algo vir à tona, fazer acontecer, concretizar, e para isto é necessário “amarrar”, “condicionar”, estabelecer as condições – objetivas e subjetivas – prevendo o desenvolvimento da ação no tempo (o que vem primeiro, o que vem em seguida), no espaço (onde vai ser feita), as condições materiais (que recursos, materiais, equipamentos serão necessários) e políticas (relações de poder, negociações, estruturas), bem como a disposição interior (desejo, mobilização), para que aconteça. É fazer história: uma tentativa de fazer elo consciente entre passado, presente e futuro. Independentemente de o sujeito planejar ou não, há um “fluxo” do tempo, dos acontecimentos. Planejar é tentar intervir neste fluxo, no devir.”
Acerca da organização do trabalho pedagógico, é correto afirmar:

O planejamento escolar se apresenta em pelo menos três níveis: o plano da escola, o plano de ensino e o plano de aula. A esse respeito, analise as afirmativas a seguir:
I. O plano da escola é um documento mais global; expressa orientações gerais que sintetizam, de um lado, as ligações da escola com o sistema escolar mais amplo e, de outro, as ligações do projeto pedagógico da escola com os planos de ensino propriamente ditos.
II. O plano de ensino é a previsão dos objetivos e tarefas do trabalho docente para o ano ou semestre; é um documento mais elaborado, dividido por unidades sequenciais, no qual aparecem objetivos específicos, conteúdos e desenvolvimento metodológicos.
III. O plano de aula é a previsão do desenvolvimento do conteúdo para uma aula ou conjunto de aulas e tem um caráter específico. O plano de aula é um detalhamento do plano de ensino.
Assinale

De acordo com Nestor Beck in SUKIENNIK, sobre o processo de ensino, analisar os itens abaixo:
I. A educação é caracterizada como uma recíproca denominada interação, comunicação, diálogo. II. Verbos como ensinar e comunicar indicam que a interação do diálogo se restringe à reciprocidade das pessoas. III. Há educação sem conhecimento, e conhecer algo não significa estar no mundo.
Está(ão) CORRETO(S):

Relacione a coluna 1 com a coluna 2.


Coluna 1 - Item do Plano de Aula


(1)Desenvolvimento.


(2)Objetivos.


(3)Recursos.


Coluna 2 - Explicação


(__)O que se pretende alcançar com a aula.


(__)Material a ser utilizado na aula.


(__)Como a aula vai ocorrer.


Em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA. 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis