Questões sobre Planejamento Educacional

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Planejamento Educacional

#Questão 1128933 - Pedagogia, Planejamento Educacional, UFCG, 2025, UFCG, Técnico em Assuntos Educacionais

Não basta, pois, na prática do ensino, institucional ou não, estarmos atentos exclusivamente aos meios, às técnicas e à sofisticação dos recursos operacionais e tecnológicos que subsidiam a ação pedagógica.
(Luckesi, Cipriano Carlos. O ato pedagógico: planejar, executar, avaliar. São Paulo: Cortez, 2023, p. 27).
A partir dessa compreensão sobre o trabalho pedagógico, analise as asserções a seguir e a relação entre elas:

I - O ato de planejar, ao lado de definir os recursos técnicos para a ação, deve previamente dimensionar, de forma clara e precisa, os propósitos que temos para nosso modo de agir e de viver.

PORQUE

II - Em nossa atividade profissional na área do ensino institucional, importa que nossos atos de planejar, de executar e de avaliar ganhem a dimensão de decisões ao mesmo tempo filosófica, social, política, científica e técnica.

#Questão 1128937 - Pedagogia, Planejamento Educacional, UFCG, 2025, UFCG, Técnico em Assuntos Educacionais

O planejamento escolar é uma tarefa docente que inclui a previsão das atividades em termos de organização e coordenação com base em objetivos previamente propostos e a sua revisão e adequação no decorrer do processo de ensino-aprendizagem. O planejamento não é somente um meio para programar as ações docentes, mas é também um momento de análise, de reflexão e de avaliação. Desse modo, há três modalidades de planejamento articulados entre si, que são, respectivamente: 

Para Libâneo (2012), o planejamento escolar vai além do preenchimento de formulários e diários devendo ser uma atividade consciente, articulando a atividade escolar e a problemática do contexto social.


Sobre as funções do planejamento, analise as afirmativas abaixo:



I - Assegurar a racionalização e organização do trabalho docente, evitando improvisações e garantindo um ensino de qualidade.


II - Explicitar princípios e diretrizes que articulem as tarefas da escola com as exigências do contexto social e da participação democrática.


III - Manter o planejamento estático, sem atualizações, para preservar a coerência inicial do plano e os conteúdos abordados de forma igualitária em todas as turmas.


IV - Facilitar a preparação das aulas, selecionando materiais didáticos e permitindo replanejamentos conforme novas situações e desafios surjam.



Assinale a alternativa correta:

O planejamento pedagógico nas instituições de educação formal é fundamental para que os seus objetivos educacionais sejam alcançados. Seja nas escolas de Educação Básica ou nas instituições de Educação Superior, o planejamento pedagógico é um processo intencional e reflexivo que orienta a ação docente, visando à concretização dos objetivos educacionais e à promoção do desenvolvimento integral dos estudantes, considerando as características do contexto escolar e as necessidades dos alunos (Masetto, 2012; Vasconcellos, 2013). Considerando o texto, avalie as proposições apresentadas a seguir, em relação aos princípios fundamentais para que o planejamento contribua para a qualidade do trabalho pedagógico.

I - A flexibilidade é um princípio essencial, permitindo que o professor adapte o planejamento às necessidades e aos interesses dos alunos, sem perder de vista os objetivos a serem alcançados.
II - A centralidade no aluno deve permear todo o processo de planejamento, considerando suas características individuais, suas experiências prévias e seus estilos de aprendizagem.
III - A avaliação deve ser vista como um processo contínuo e formativo, que acompanha o desenvolvimento do aluno ao longo de todo o processo de ensino e aprendizagem.
IV - A articulação entre teoria e prática é fundamental, buscando promover a construção de conhecimentos significativos e a aplicação dos conteúdos em diferentes contextos.
V - A padronização dos planos de aula é essencial para garantir a coerência e a organização do trabalho pedagógico, evitando a improvisação e a fragmentação do processo.

A partir do texto, é CORRETO concluir o que se afirma em:

Libâneo (2013) afirma que, dentre as funções do planejamento escolar, está:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis