Questões sobre Planejamento de Ensino

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Planejamento de Ensino

Associada à atualização técnico-científica dos procedimentos de avaliação psicológica, há o aprimoramento no tocante ao desenvolvimento conceitual e teórico da área. Nessa perspectiva, Pasian, Melo-Silva e Okino mostram que existem duas grandes diretrizes no campo da Orientação Profissional e de Carreira, sendo os modelos centrados:

Durante uma atividade prática para responder à pergunta “De que se alimentam as plantas?”, o professor propôs um experimento em que a turma, dividida em grupos, acompanhou o desenvolvimento de plantas da mesma espécie, durante uma semana. Cada grupo recebeu quatro mudas a, b, c e d. As mudas b e d foram colocadas dentro de sacos plásticos transparentes, amarrados após a retirada do excesso de ar; as plantas a e b permaneceram em ambiente iluminado, enquanto c e d ficaram no escuro.

Em seguida, explorando o conhecimento prévio dos alunos sobre o tema, o professor pediu que eles explicassem o objetivo das condições variáveis (saco plástico, total escuridão), qual o resultado esperado em cada caso e por quê. Após o prazo, os alunos registraram os resultados: descreveram a aparência das plantas, mediram suas alturas e elaboraram um gráfico. Os resultados obtidos foram comparados com aqueles previstos e os estudantes foram incentivados a buscar as informações teóricas necessárias para explicá-los na biblioteca e na sala de informática. Acerca da atividade descrita, são feitas as seguintes afirmativas:

I Permite desenvolver a habilidade de trabalhar em grupo, capacitando o indivíduo a agir cooperativamente para a construção do conhecimento.

II É um experimento demonstrativo, onde o aluno observa o fenômeno para fixar o conteúdo trabalhado em sala de aula.

III Amplia a concepção dos alunos a respeito da fotossíntese, pois “fazer” Ciência é garantia de construção de conhecimento.

IV Baseia-se na problematização do estudo da fotossíntese e permite o desenvolvimento de diferentes ações cognitivas, como interpretação de gráficos e elaboração de hipóteses.

Das afirmativas, estão corretas apenas:

“Você já reparou que os humanos são todos muito parecidos entre si quando comparamos com outras espécies de mamíferos? A nossa espécie apresenta características únicas particulares a ela. Essas são compartilhadas por todos os humanos, mas não o são com as outras espécies de seres vivos. Assim, essas são chamadas características humanas exclusivas ou diagnósticas” (http://projetoseeduc.cecierj.edu.br/eja/material-aluno/modulo-02/Ciencias_Natureza_Nova_Eja_Aluno_Mod02_Vol01.pdf).

O estudo da biodiversidade e a compreensão da importância da diferença para a evolução nas aulas de Ciências, bem como a percepção que, apesar das diferenças, somos todos humanos, é fundamental no combate aos casos de bullying e de discriminações. Assim, a escola, para atingir esse objetivo, deve:

Questões 48 a 50 abordam princípios da educação inclusiva, tendo a educação de deficientes intelectuais, visuais e auditivos como exemplo. Pode-se dizer que é possível melhorar o ensino/aprendizado para alunos com deficiência intelectual por meio da junção de aspectos do letramento digital com o ensino de língua estrangeira. Isso pode ser observado quando:

As práticas avaliativas classificatórias fundam-se na competição e no individualismo, no poder, na arbitrariedade presente nas relações entre professores e alunos. À medida que novos estudos apontam para o caráter interativo e intersubjetivo da avaliação, alertam também para a necessidade de práticas dialógicas entre todos os envolvidos no processo. Nesse sentido, é essencial dar importância:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis