Questões sobre Planejamento de Ensino

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Planejamento de Ensino

A avaliação escolar tradicional ajuda a formar um autoconceito negativo (incapaz, problemático, ignorante, etc.) em milhões de crianças, jovens e adultos. O problema central é o seu uso como instrumento de discriminação e seleção social, na medida em que assume, no âmbito da escola, a tarefa de separar os ‘aptos’ dos ‘inaptos’, os ‘capazes’ dos ‘incapazes’.

É fundamental o entendimento de que o compromisso do professor com a aprendizagem de todos os alunos e a consequente avaliação fazem parte do mesmo processo pedagógico. Qualquer proposta de mudança da realidade avaliativa, passa pela mudança da prática pedagógica.

Portanto, num processo de ensino progressista, a concepção de avaliação deve ser:

Frase atribuída a Einstein, “É mais fácil desintegrar um átomo do que um preconceito.” Os preconceitos e as discriminações continuam presentes no nosso dia a dia, no nosso comportamento e nas práticas sociais. Desintegrá-los exige um processo consciente, cuidadoso e sistemático de desnaturalização, sensibilização, reflexão e ação no plano pessoal e coletivo, que trabalhe os âmbitos cognitivo, afetivo, simbólico, cultural e político-social. A escola é chamada a colaborar muito nessa perspectiva, mas não é onipotente, porque trata-se de um processo complexo e de longo prazo. Entende-se, então, que só é possível avançar:

Os conceitos espontâneos existem sem que se tenha consciência deles, ou que sobre eles se tenha qualquer controle. Os conceitos científicos exigem uma sistematização para que sua apreensão se dê plenamente. Numa situação de aprendizagem específica, a aquisição de construção de novos conceitos, principalmente os de caráter mais abstrato, não se dá pela interação de associações do tipo estímulo/resposta. Dirigida pelo uso da palavra, é uma operação mental que se elabora em função de uma:

Lúcia Moysés afirma que: “Percebe-se, sem grande esforço, que falta clareza nas representações que os professores têm de muitos aspectos básicos da Educação. Normalmente, ignoram quais são as concepções teóricas que subjazem ao seu trabalho. Assim, misturando concepções, orientando-se ora pelos livros didáticos e ‘guias do professor’, ora pelo seu bom senso, eles o vão realizando. Faltam-lhes, sobretudo, coerência. Além dos problemas relativos à formação dos professores ou à pouca autonomia que eles têm, há ainda muitos outros que a esses vêm se somar, comprometendo a qualidade do ensino.”

Dentre os problemas já citados, pode(m)-se acrescentar:

Sobre os instrumentos de avaliação psicológica mais direcionados ao uso em Orientação Profissional e de carreira, segundo Pasian, Melo-Silva e Okino, são relacionados os itens abaixo.

I QUATI (Questionário de Avaliação Tipológica).

II PMK (Psicodiagnóstico Miocinético).

III HumanGuide.

IV EMEP (Escala de Maturidade para a Escolha Profissional).

Dos itens acima, estão corretos:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis