Questões sobre Planejamento de Ensino

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Planejamento de Ensino

Se o aluno é considerado um receptor passivo dos conteúdos que o docente sistematiza, suas falhas, seus argumentos incompletos e inconsistentes não são considerados, senão como algo indesejável e digno de um dado de reprovação. Esta é uma postura docente. Se, contrariamente, introduzimos a problemática do erro numa perspectiva dialógica e construtivista, então o erro é fecundo e positivo, um elemento fundamental à produção de conhecimento pelo ser humano. A opção epistemológica está em corrigir ou refletir sobre a tarefa do aluno. Corrigir para ver se aprendeu, reflete um novo paradigma da avaliação. Refletir a respeito da produção de conhecimento do aluno para encaminhá-lo à superação, ao enriquecimento do saber significa:

O Método Montessori parte do concreto rumo ao abstrato. Para tornar esse processo o mais rico possível, a educadora italiana desenvolveu materiais didáticos que constituem um dos aspectos mais conhecidos de seu trabalho. São objetos simples, mas muito atraentes, e projetados para provocar o raciocínio. Há materiais pensados para auxiliar todo tipo de aprendizado, do sistema decimal à estrutura da linguagem.

Esse material tem, ainda, o caráter peculiar de ser:

Em relação à estrutura de participação (padrão dominante das atuações) proposta por Colomina, Onrubia e Rochera nos segmentos de interatividade, estruturas de participação e mensagens de uma sequência didática:

I O professor explica a informação nova no quadro-negro / Os alunos seguem a explicação e tomam nota.

II Os alunos fazem individualmente exercícios do livro-texto selecionados pelo professor / O professor passeia pela sala e oferece ajuda espontaneamente ou a pedido dos alunos.

III O professor designa um aluno para ir ao quadro-negro / O aluno vai e escreve a resposta do exercício / O professor avalia a resposta do aluno / Os outros alunos acompanham e copiam a resposta correta.

IV O professor faz perguntas a alunos individuais ou ao conjunto da turma / Os alunos respondem por designação do professor ou espontaneamente / O professor avalia as respostas dos alunos e anota as respostas corretas no quadro em forma de lista de “conteúdos essenciais” do tema / Os alunos copiam a lista elaborada pelo professor.

Estão corretos os itens:

Segundo Rodrigo e Correa, a representação esquemática é estática e fixa, enquanto a do modelo mental é dinâmica e:

A definição de modelo mental, de acordo com Rodrigo e Correa, é uma representação episódica que, além de pessoas, inclui:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis