Questões sobre Papel Político-Pedagógico e Organicidade

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Papel Político-Pedagógico e Organicidade

A equipe do conselho de classe de uma escola de Ensino Fundamental — composta por representantes da direção, da orientação educacional, da coordenação pedagógica e pelo professor regente da turma — resolveu fazer as seguintes recomendações para um aluno da 4.ª série, que apresentava dificuldades de aprendizagem na área de leitura e escrita, e para sua família:

I – procurar um professor particular para reforçar o trabalho realizado em sala de aula;

II – maior empenho do aluno nas tarefas a serem realizadas em casa;

III – retirada da televisão e de sua diversão predileta, pelos pais, até que as dificuldades sejam sanadas pelo aluno.

Com base nessas recomendações, conclui-se que o conselho de classe concebe que a avaliação deve

Quando se pensa no desenvolvimento de pessoas no ambiente profissional não é possível deixar de considerar as condições psicológicas e a motivação. Sobre a teoria do reforço, é correto afirmar que:

A equipe de professores de uma escola reuniu-se para planejar o encerramento do ano letivo. No plano traçado, a equipe definiu os objetivos, a política e a organização da ação. Os trechos abaixo foram extraídos do plano.

I – Promover o encerramento do ano letivo com a participação das famílias dos discentes, a fim de aprofundar a interação família-escola.

II – Confeccionar com os alunos os convites para a festividade, que serão encaminhados aos familiares com uma semana de antecedência.

III – Realizar ampla divulgação das festividades na comunidade, considerando diferentes formas de comunicação, de acordo com os destinatários.

Assinale a opção que classifica corretamente um destes trechos do plano.

A cultura da infância está presente no dia-a-dia da pré-escola. Para que haja a valorização dessa cultura e o estímulo às produções da criança, é necessário que haja, também, a valorização e o respeito à cultura do professor. Para que isso aconteça, efetivamente, a instituição de Educação Infantil deve trabalhar:

As afirmações abaixo dizem respeito ao interesse e à motivação dos alunos para a aprendizagem. Analise-as.

I – Uma aprendizagem de enfoque profundo é aquela em que o aluno demonstra intenção de compreender e forte interação com o conteúdo, dependendo unicamente da predisposição e motivação do educando.

II – Na aprendizagem de enfoque superficial, há intenção de cumprir os requisitos da tarefa e ausência de reflexão sobre os propósitos ou estratégias.

III – O que o aluno traz a cada situação concreta não se identifica exclusivamente com os instrumentos intelectuais que possui, mas envolve também aspectos de ordem emocional, como o autoconceito e as representações que faz de si, dos outros e do ambiente.

IV – A motivação e o interesse estão relacionados ao sentido da aprendizagem, o que supõe que os objetivos sejam claros, que a tarefa proporcione envolvimento ativo e que seja desafiante.

De acordo com uma abordagem construtivista do conhecimento, são corretas as afirmações:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis